Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11869Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Monteiro, Éversom Pinto | - |
| dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:30:00Z | - |
| dc.date.available | 2013-12-13 | - |
| dc.date.available | 2016-06-22T18:30:00Z | - |
| dc.date.issued | 2013-08-28 | - |
| dc.identifier.citation | MONTEIRO, Éversom Pinto. O método crítico de Sebastião Uchoa Leite. 2013. 87 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.325 | por |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11869 | - |
| dc.description.abstract | This work aims to analyse the critic method of Sebastião Uchoa Leite, considering some of his essays, of the paper works: Participação da palavra poética (1966), Crítica Clandestina (1986), Jogos e enganos (1995) and Crítica de ouvido (2003). Due to his influences based on the Estruturalism, that was again discussed in the mid of the XX century in Brazil and with great influence of Luiz Costa Lima, Uchoa Leite shows thoughts of appreciation of the work with the language and aesthetics and he looks for an effective method for the written expression, critic and poetic, for the author leaves a legacy for literature. The ideal situation would be the formation of a critic-poet, whose critic and poetic dialogue with similar characteristics, in a circular thougt that, would produce more questions than answers: that s the language game: his method or as it called, by the author, ―antimethod‖. | eng |
| dc.format | application/pdf | por |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Literatura brasileira - História e crítica | por |
| dc.subject | Leite, Sebastião Uchoa - Crítica e interpretação | por |
| dc.subject | Crítica literária | por |
| dc.subject | Sebastião Uchoa Leite | por |
| dc.subject | Método crítico | por |
| dc.subject | Literature criticism | eng |
| dc.subject | Sebastião Uchoa Leite | eng |
| dc.subject | Method of criticism | eng |
| dc.title | O método crítico de Sebastião Uchoa Leite | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| dc.contributor.advisor1 | Cintra, Elaine Cristina | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798426A9 | por |
| dc.contributor.referee1 | Camargo, Fábio Figueiredo | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796468J6 | por |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Paulo César Andrade da | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795572T7 | por |
| dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266607Z6 | por |
| dc.description.degreename | Mestre em Teoria Literária | por |
| dc.description.resumo | O presente trabalho visa analisar o método crítico literário de Sebastião Uchoa Leite, com base em ensaios de suas seguintes obras: Participação da palavra poética (1966), Crítica Clandestina (1986), Jogos e enganos (1995) e Crítica de ouvido (2003). Considerando as filiações da crítica do autor, entendemos que este tem como base a crítica brasileira de meados do século XX, de retorno à linha estruturalista, e como grande influência um de seus maiores amigos e analistas Luiz Costa Lima. Uchoa Leite demonstra pensamento de valorização de um cuidado com a linguagem e a estética e procura, tanto na crítica quanto em sua obra poética, um método eficaz para a expressão escrita, que fizesse com que o autor pudesse deixar um legado atemporal para a literatura. O ideal seria a configuração de um crítico-poeta, que teria mais subsídios para um aprofundamento em sua crítica, já que possui experiências em elaboração lírica, cujas características seriam refletidas no trabalho analítico, em um círculo de pensamento que, antes de dar respostas, criaria mais perguntas: é o jogo da linguagem como método, ou antes, um ―antimétodo‖ artístico. | por |
| dc.publisher.country | BR | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Letras | por |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA | por |
| dc.publisher.department | Linguística, Letras e Artes | por |
| dc.publisher.initials | UFU | por |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.325 | - |
| dc.orcid.putcode | 81766011 | - |
| dc.crossref.doibatchid | e72b5109-30b5-440f-b725-5e2ba2fdd804 | - |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Estudos Literários | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MetodoCriticoSebastiao.pdf | 822.1 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
