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dc.creatorOliveira, Maria Marta Carrijo de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:29:59Z-
dc.date.available2013-06-17-
dc.date.available2016-06-22T18:29:59Z-
dc.date.issued2013-02-28-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Marta Carrijo de. Imagens e representação do professor em Clarissa e Música ao longe, de Érico Veríssimo. 2013. 94 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.121por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11859-
dc.description.abstractThis work aims to a critical analysis of Erico Verissimo‟s first works Clarissa and Música ao longe. A well-known writer of the 30‟s, Erico Verissimo received many negative criticism because of the themes, characters and plot present in his works, as well as the ideological and psychological treatment given to the stories and his political and religious posture. Thus, we were concerned about how the relationship Character/writer is established, and what is the role of literature and the academic background in Verissimo‟s writings. We understand that every writer is formed by what he reads and how he fantasizes such works in his mind. These are marks that the reader, in one way or another, associates to the writer. This way, the creation of structures and meanings that overcome his writings have a relation to what the writer read in the past or still reads, no matter the kind of reading, for it has no end in itself, given the fact that literature is found in many places and many forms, not to mention the interpersonal relations and daily routines. From the analysis of the literary works in this dissertation, we will be able to see how the act of reading makes part of the characters‟ reality, realizing how the author works with subjectivity and representations on his literary works, as well as what is the importance given by him to an academic function from a literary perspective.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectErico Verissimopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectIdentidade/subjetividadepor
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectIdentity/subjectivityeng
dc.subjectLiteratura brasileira - História e críticapor
dc.subjectVerissimo, Erico, 1905-1975 - Critica e interpretaçãopor
dc.titleImagens e representação do professor em Clarissa e Música ao longe, de Érico Veríssimopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Ivan Marcos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708250J0por
dc.contributor.referee1Biella, João Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797827Z7por
dc.contributor.referee2Camargo, Luciana Moura Colucci-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773969U3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4458962D9por
dc.description.degreenameMestre em Teoria Literáriapor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo a análise crítica das obras iniciais de Erico Verissimo, Clarissa e Música ao longe. Romancista da década de 1930, Erico Verissimo foi muito criticado pela temática apresentada em suas obras, pelos personagens, pelo tratamento psicológico e ideológico dado ao enredo, pela sua postura política e religiosa. Dessa forma, preocupou-nos entender como se dá a relação autor/personagem, leitor/personagem e qual o papel da literatura e a formação acadêmica em sua própria literatura. Entendemos que todo escritor é formado por suas leituras variadas fantasiadas em sua imaginação. São marcas que o leitor, de um modo ou de outro, associa ao autor. Dessa forma, a elaboração das estruturas e sentidos que ultrapassam sua escrita, tem uma relação com o que leu ou lê. Não importa o tipo de leitura realizada, pois ela não é um fim em si mesma, sendo que a literatura se encontra em todos os lugares e das formas mais diversas, sem falar nas relações interpessoais e nas rotinas diárias. Sendo assim, a partir das análises dos romances veremos como a leitura faz parte da realidade impressa na vida dos personagens entendendo como o autor trabalha com as representações e subjetividade nesses romances e qual a importância dada, pelo autor, na função acadêmica, dentro da literatura.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.121-
dc.orcid.putcode81765794-
dc.crossref.doibatchid60e1cae6-a810-449f-a543-16d9c60feefb-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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