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dc.creatorAmorim, Naiana Mussato-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:29:58Z-
dc.date.available2013-02-18-
dc.date.available2016-06-22T18:29:58Z-
dc.date.issued2012-08-20-
dc.identifier.citationAMORIM, Naiana Mussato. Transmutations in From Hell: similarities between graphic novel and film. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.373por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11851-
dc.description.abstractThis work aims to study to homonymous works, From Hell, the graphic novel by Alan Moore and Eddie Campbell and the film adaptation directed by Albert and Allen Hughes, so as to develop a media study as well as plot and script analysis, Based on the Media Studies, focusing the theories of Cluver, Moser, Genette and Diniz, among others, we intend to approximate the distance between the corpora in the tension caused their autonomy. Therefore, the analysis seeks to understand the idiosyncrasies of each art s composition and, by the distance between each work, to apprehend their singularities given by the authors. To approach the composition, authors such as Eisner, Cagnin, Barthes and Eisenstein gave support to understand the functioning of both the film and the graphic novel. To analyze and organize the plots, the theory of Barthes guided once again the understanding of the compounding elements of the story like main and complementary events, character description and atmosphere. In addition to this there is also the symbol study, essential to From Hell study, based on Brenda Mallon s reflections. Finally, the understanding of the film and the graphic novel is done by means of two themes gender and sex , followed by Hell aiming to measure the range of each work. Therefore, when we follow the trajectory of the smaller parts up to the main event, we build the understanding of the whole corpus, comparing the synchrony of each work and their form and content.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDo infernopor
dc.subjectRomance gráficopor
dc.subjectTransmutaçãopor
dc.subjectAlan Moorepor
dc.subjectEstudos de intermidialidadepor
dc.subjectFrom helleng
dc.subjectGraphic noveleng
dc.subjectFilm adaptationeng
dc.subjectMedia studieseng
dc.subjectLiteratura inglesa - História e críticapor
dc.subjectLiteratura e cinemapor
dc.subjectAdaptações para o cinemapor
dc.subjectMoore, Alan - Do inferno - Crítica e interpretaçãopor
dc.titleTransmutações em Do inferno: aproximações entre romance gráfico e filmepor
dc.title.alternativeTransmutations in From Hell: similarities between graphic novel and filmeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Ivan Marcos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708250J0por
dc.contributor.referee1Soares, Leonardo Francisco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767424H4por
dc.contributor.referee2Hattnher, álvaro-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4423724J9por
dc.description.degreenameMestre em Teoria Literáriapor
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo confrontar duas obras homônimas, Do inferno, sendo uma o romance gráfico de Alan Moore e Eddie Campbell e a adaptação dos diretores Albert e Allen Hughes, feita com base na primeira obra, a fim de desenvolver um estudo de media e de enredo. Com base nos estudos de intermidialidade, arrolando as teorias de Claus Clüver, Walter Moser, Gerard Genette e Thais Flores Diniz, entre outros, pretende-se relativizar a distância que há entre as partes do corpus na tensão provocada pela autonomia contra a ligação que elas mantém. Portanto, a análise busca através das proximidades entre ambos entender as idiossincrasias da composição de cada arte e, através dos distanciamentos, apreender as singularidades das obras atribuídas pelos autores. Para abordar a composição, autores como Will Eisner, Luis Antonio Cagnin, Roland Barthes e Sergei Eisenstein deram suporte para compreender o funcionamento tanto filme quanto da história em quadrinhos. Já para adentrar e organizar os enredos, a sistematização de Roland Barthes mais uma vez guiou a compreensão dos elementos constitutivos da história, como eventos principais e complementares, caracterização dos personagens e atmosfera da ação. Somada a essa parte, há ainda o estudo da simbologia, fundamental para a leitura de Do inferno pautado nas reflexões de Brenda Mallon. Em última instância, a compreensão do filme e do romance gráfico é realizada por duas grandes temáticas Gênero e Sexo seguida por Inferno com o intuito de depreender o âmbito ou o tom de cada obra. Por conseguinte, ao percorrer a trajetória das menores partes até a esfera geral, constrói-se a compreensão minuciosa do corpus, comparando a articulação que cada obra faz entre sua forma e seu conteúdo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.373-
dc.orcid.putcode81765824-
dc.crossref.doibatchid90cfbd0f-abc5-4fc2-88ff-5bec2a791e25-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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