Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11849
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPéres, Daniel Pereira-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:29:58Z-
dc.date.available2012-11-19-
dc.date.available2016-06-22T18:29:58Z-
dc.date.issued2012-08-30-
dc.identifier.citationPÉRES, Daniel Pereira. Autoria e subjetividade lírica em Manoel de Barros: estudo sobre os elementos paratextuais. 2012. 186 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.304por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11849-
dc.description.abstractManoel de Barros (1916-), a poet born on Cuiabá (MT) and long-established on Corumbá (MS), sets from his first book Poemas concebidos sem pecado (Poems conceived without sin), published on 1937, the formal search and the language renovation as the mainly arguments of his lyric poetry. Thus, his poetry stands a very peculiar way of dealing with the language, based on neologism\'s creation and on the denial of common uses of some words. Besides, regarding the poem\'s form, his lyric voice uses structural elements, like poems\' form and paratexts, to place a reflection about the lyric representation and some of the tradicional roles in this process: lyric subjectivity, autoral figure, characters (named here as personas), among others. The spaces occupied by this roles on the poem\'s body, as well as the restrictions of lyric genre are unfurl, expanded and deconstructed, to serve the constant form investigation, demanded by Barros\' poetical proposal. This study is going to analyze the importance of paratexts to Barros\' lyric, as well as to the lyric subjectivity and autoral figure configuration. The paratexts of greater recurrence and relevancy of his poetry are going to be anilyzed, among these, footnotes, didaskalias, epigraphs, adivinhas, proverbs, illustrations, among others. Also, the interviews, granted by the poet over the years, are going to be analyzed, as they are considerated here as a paratext that duplicates and continues the poetical opus, allowing the construction of a ficcional autoral figure, blended with the lyric voice.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectManoel de Barrospor
dc.subjectPoesia contemporâneapor
dc.subjectAutoriapor
dc.subjectSubjetividade líricapor
dc.subjectParatextospor
dc.subjectContemporary poetryeng
dc.subjectAuthorshipeng
dc.subjectLyric subjectivityeng
dc.subjectParatextseng
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectLiteratura brasileira - História e críticapor
dc.subjectBarros, Manoel de, 1916- - Crítica e interpretaçãopor
dc.titleAutoria e subjetividade lírica em Manoel de Barros: estudo sobre os elementos paratextuaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cintra, Elaine Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798426A9por
dc.contributor.referee1Grácia-rodrigues, Kelcilene-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767526J0por
dc.contributor.referee2Grossi, Maria Auxiliadora Cunha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757641H1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259088A6por
dc.description.degreenameMestre em Teoria Literáriapor
dc.description.resumoManoel de Barros (1916-), poeta nascido em Cuiabá (MT) e radicado em Corumbá (MS), defende desde seu primeiro livro Poemas concebidos sem pecado, publicado em 1937, a pesquisa formal e a renovação da linguagem como as premissas centrais de sua lírica. Assim, sua poesia apresenta uma maneira bastante peculiar de lidar com a linguagem, baseada na criação de neologismos e na negação dos usos cotidianos de certas palavras. Além disso, no que diz respeito à forma dos poemas, utiliza os elementos estruturais, como a forma do poema e os paratextos, para problematizar a representação lírica e os papéis ocupados tradicionalmente neste processo: a subjetividade lírica, a figura autoral, as personagens (aqui chamadas personas), dentre outros. Os espaços ocupados por estes papéis no corpo do poema, bem como as limitações do gênero lírico serão desdobrados, ampliados e desconstruídos, para servir à constante investigação da forma, exigida pela proposta poética de Barros. Este estudo analisará a importância que os paratextos exercem na realização de sua poesia, bem como na configuração da subjetividade lírica e da figura autoral. Serão analisados os paratextos de maior recorrência e relevância em sua lírica, dentre eles, notas de rodapé, didascálias, epígrafes, adivinhas, ditados, ilustrações, dentre outros. Também serão analisadas as entrevistas que o poeta concedeu ao longo dos anos, consideradas aqui como um paratexto que repete e continua a obra poética, permitindo a construção ficcional da figura autoral e sua mescla com a voz lírica.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.304-
dc.orcid.putcode81765863-
dc.crossref.doibatchid90cfbd0f-abc5-4fc2-88ff-5bec2a791e25-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AutoriaSubjetividadeLírica.pdf2.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.