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dc.creatorPaluma, Vânia Carolina Gonçalves-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:29:58Z-
dc.date.available2012-11-19-
dc.date.available2016-06-22T18:29:58Z-
dc.date.issued2012-07-31-
dc.identifier.citationPALUMA, Vânia Carolina Gonçalves. Liberdade prisioneira: a narrativa do silêncio e da memória em Les corps perdus de François Gantheret. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.347por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11848-
dc.description.abstractCe travail a le but d étudier l oeuvre de l analyste français François Gantheret, nomée Les corps perdus, publiée en 2004. Cette narrative reconstruit la trajectoire d Andrès, un prisioner politique dans le désert, torturé pendant des années dans un puits dans des conditions inhumaines de survie presque animal. Plus tard, Andrès s\'échappe de la prison et il obtient l\'aide de Tamia, qui lui permet de se récupérer et de reprendre sa vie. Cependant, le protagoniste expérimente, a travers ses mémoires, une espèce de liberté-prisionère, causée par les cicatrices de ses souvenirs dans le présent, qui ne cessent de le tormenter jusqu à la fin de l oeuvre. Dans cette perspective, le personage principal n est pas capable de créer un lieu por soi-même et le reste l incertitude de son identité qui encore continue de le secouer et le rend, comme le titre le prédit déjà, un corps perdu auquel ne reste aucun espoir de changer sa condition et culmine en sa mort allégorique. Cette dissertation analyse le motif par lequel les personages sont des corps perdus, l importance de la memoire comme déterminant de l identité et le discours du silence que peut être aussi interpreté a travers les conditions de violence souffries par Andrès.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLes corps perduspor
dc.subjectFrançois Gantheretpor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectDiscurso do silênciopor
dc.subjectMemoireeng
dc.subjectDiscours du silenceeng
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectLiteratura francesa - História e críticapor
dc.subjectGantheret, François - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectGantheret, François - Les corps perduspor
dc.titleLiberdade prisioneira: a narrativa do silêncio e da memória em Les corps perdus de François Gantheretpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cunha, Betina Ribeiro Rodrigues da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763649D6por
dc.contributor.referee1Carmo, Maria Suzana Moreira do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735827T8por
dc.contributor.referee2Nepomuceno, Luís André-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732945D0por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4246549U8por
dc.description.degreenameMestre em Teoria Literáriapor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é estudar a obra do psicanalista francês, François Gantheret, denominada Les corps perdus, publicada em 2004. Tal narrativa reconstrói a trajetória de Andrès, um prisioneiro político no meio do deserto, torturado durante anos em um poço em condições subumanas e quase animalescas de sobrevivência. Posteriormente, Andrès consegue fugir da prisão e recebe a ajuda de Tamia, que o auxilia a recuperar-se para retomar sua vida. Entretanto, o protagonista vive, por meio de suas memórias, uma espécie de liberdade-prisioneira, provocada pelas cicatrizes de suas lembranças no presente e que não deixam de atormentá-lo até o final da obra. Nessa perspectiva, a personagem principal não consegue criar um lugar para si, restando-lhe a incógnita de sua identidade que continua a abalá-lo, tornando-o, conforme o título já antecipa, um corpo perdido a quem não resta mais esperanças de mudança de sua condição, o que culmina, em sua morte alegórica. Assim, analisa-se nesta Dissertação o motivo pelo qual as personagens são corps perdus, a importância da memória como determinante da identidade e, ainda, o discurso do silêncio que pode ser interpretado, também, por intermédio das condições de violência a que Andrès foi submetido.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.347-
dc.orcid.putcode81765796-
dc.crossref.doibatchid1f65150e-8eb1-4458-b86e-7d2425029875-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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