Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11844
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVieira, Blenda Ramos-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:29:57Z-
dc.date.available2012-11-19-
dc.date.available2016-06-22T18:29:57Z-
dc.date.issued2012-06-04-
dc.identifier.citationVIEIRA, Blenda Ramos. As profanações de Hilda Hilst em Tu não te moves de ti. 2012. 95 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.267por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11844-
dc.description.abstractThis paper studies the terms sacred and profane in the book Tu não te moves de ti written by Hilda Hilst. Many authors point relevant factors to the study of these terms, as Emile Durkhein, which in one of his studies says that between the sacred and profane there is a dualistic view, which means, the opposition, but that cannot be separated. In this point, sacred are considered the manifestations of a different natural reality, referring to the extraordinary, the unusual, the transcendental, and the metaphysical. When the process is treated as a natural, biological, normal, it is profane, everything that is not sacred. According to Agamben, profane was all that once was sacred or religious, and t is returned to the use of man, failing to remain untouched. Regarding the two conceptions of the terms mentioned above, it is possible to have a discussion with attention paid to changes in concepts of sexuality and eroticism in the literature. The work passes by the relevance of sacred and profane body, and observes these changes in Hilst s work, always seeking the game that the author makes between these terms. The text chosen, Tu não te moves de ti, is a work composed of three novellas: \"Tadeu (da razão)\", \"Matamoros (da fantasia)\" and \"Axelrod (da proporção),\" which at first seem disconnected, but are totally intertwined. Tu não te moves de ti plays a role in revealing flaws and wonders and obscurities of man. Therefore, we develop a study on the establishment of the work and how we can define manifestations of the sacred and profane from the main characters of each novella, based on authors such as Emile Durkhein, Mircea Eliade and Giorgio Agamben.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSagradopor
dc.subjectProfanopor
dc.subjectHilstpor
dc.subjectErotismopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectSacredeng
dc.subjectProfaneeng
dc.subjectEroticeng
dc.subjectLiteratureeng
dc.titleAs profanações de Hilda Hilst em Tu não te moves de tipor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza, Enivalda Nunes Freitas e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766011E1por
dc.contributor.referee1Pereira, Kênia Maria de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727342A7por
dc.contributor.referee2Cardoso, Ana Maria Leal-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4244894E6por
dc.description.degreenameMestre em Teoria Literáriapor
dc.description.resumoEste trabalho estuda os termos sagrado e profano na obra Tu não te moves de ti de Hilda Hilst. Vários autores apontam fatores relevantes para o estudo destes termos, como Émile Durkhein, que em um de seus estudos afirma que entre o sagrado e o profano prevalece uma visão dualista, ou seja, de oposição, mas que não podem ser separadas. Neste sentido, considera-se sagrado as manifestações como uma realidade diferente das naturais, remetendo ao extraordinário, ao anormal, ao transcendental, ao metafísico. Quando o processo é tratado como um fato natural, biológico, normal, estamos no campo do profano, de tudo aquilo que não é sagrado. Segundo Agamben, profano era tudo aquilo que fora sagrado ou religioso e é devolvido ao uso do homem, deixando de permanecer intocável. Dentro das concepções dos dois termos citados acima, é possível ter uma breve discussão com atenção voltada às transformações dos conceitos de sexualidade e de literatura erótica na literatura brasileira. O trabalho perpassa pela relevância do corpo sagrado e profano, e observa estas transformações na obra de Hilst, visando sempre a alternância que a autora faz entre estes termos. O corpus escolhido, Tu não te moves de ti, é uma obra composta por três novelas: Tadeu (da razão) , Matamoros (da fantasia) e Axelrod (da proporção) , que, a princípio, parecem não se conectarem, mas se entrelaçam totalmente. Tu não te moves de ti desempenha uma função reveladora de falhas, maravilhas e obscuridades do homem. Portanto, desenvolve-se neste estudo sobre a constituição da obra e como podemos definir manifestações sagradas e profanas a partir dos principais personagens de cada novela, tendo por base autores como Émile Durkhein, Mircea Eliade e Giorgio Agambem.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.267-
dc.orcid.putcode81765895-
dc.crossref.doibatchidb8d00e40-b24e-41bb-91d8-9af1e3c908fc-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf538.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.