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dc.creatorBotelho, Samira Daura-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:29:57Z-
dc.date.available2012-09-04-
dc.date.available2016-06-22T18:29:57Z-
dc.date.issued2012-02-10-
dc.identifier.citationBOTELHO, Samira Daura. História, ficção e memória nos espaços fantásticos de A Jangada de Pedra: uma (a)ventura ibérica. 2012. 101 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.29por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11837-
dc.description.abstractThis research, which focuses on the book A Jangada de Pedra, by José Saramago, intends to show how the fantastic literature contributes to the author relating the History of Portugal and Spain in the fiction told in the novel. In turning the peninsula into a huge stone ship, which drifts across the ocean, the writer focuses the reader\'s attention on the issue of the Iberian landmass, showing aspects related to the past and present of that region. Thus, Saramago not only transformed the historiographical discourse into a literary one, but he also did it in an extreme way: with strange facts which cannot be explained by reason. In this way, drawing on the relationship between space and power, the novel makes reflections about the History, memory and identity of the Iberian people possible. To this aim, the theoretical basis on spacialities will be used from the theories of Michel Foucault, Gilles Deleuze and Felix Guattari. To support the discussions on the fantastic literature, studies by Tzvetan Todorov, Remo Ceserani, Filipe Furtado and Louis Vax will be utilized; to support the relation between History and Literature, studies by Linda Hutcheon and Antonio Esteves will be addressed. With regard to the matters of the collective memory and the identity of the Iberian people, the theories of Maurice Halbwachs, Jacques Le Goff and Eduardo Lourenço will be employed.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMetaficção historiográficapor
dc.subjectEspaçopor
dc.subjectFantásticopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectA Jangada de Pedrapor
dc.subjectHistoriografic-metafictioneng
dc.subjectSpaceeng
dc.subjectFantasticeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectLiteratura portuguesa - História e críticapor
dc.subjectSaramago, José, 1922-2010 - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectSaramago, José, 1922-2010 - A jangada de pedrapor
dc.titleHistória, ficção e memória nos espaços fantásticos de A Jangada de Pedra: uma (a)ventura ibéricapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gama-Khalil, Marisa Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767829E0por
dc.contributor.referee1García, Flavio-
dc.contributor.referee2Campos, Camila da Silva Alavarce-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773545A4por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4449451Y7por
dc.description.degreenameMestre em Teoria Literáriapor
dc.description.resumoNo presente estudo, que tem como foco de abordagem A Jangada de Pedra, de José Saramago, pretende-se demonstrar de que forma o Fantástico contribui para o autor relacionar a História de Portugal e Espanha à ficção narrada no romance. Ao transformar a península em uma enorme barca de pedra, que flutua à deriva pelo oceano, o escritor volta a atenção do leitor para a questão do espaço ibérico, demonstrando aspectos relacionados ao passado e ao presente daquela região. Assim, Saramago não só transformou o discurso historiográfico em discurso literário, como o fez de uma maneira extrema: com fatos insólitos, que fogem à esfera do racional. Dessa forma, ao envolver a relação entre espaço e poder, o romance possibilita reflexões acerca da História, da memória e da identidade do povo ibérico. Para tanto, o embasamento teórico sobre as espacialidades será realizado a partir das teorias de Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Para embasar as reflexões acerca do Fantástico, serão utilizados os estudos de Tzvetan Todorov, Remo Ceserani, Filipe Furtado e Louis Vax; para fundamentar a relação entre História e Literatura, os estudos de Linda Hutcheon e de Antonio Esteves serão abordados. No que diz respeito às questões da memória coletiva e da identidade do povo ibérico, serão utilizadas as teorias de Maurice Halbwachs, Jacques Le Goff e Eduardo Lourenço.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.29-
dc.orcid.putcode81765797-
dc.crossref.doibatchidefd01672-63c8-4c15-b279-3d6f42f6b10e-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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