Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11835
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLara, Dalila Andrade-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:29:57Z-
dc.date.available2012-06-06-
dc.date.available2016-06-22T18:29:57Z-
dc.date.issued2012-03-02-
dc.identifier.citationLARA, Dalila Andrade. Representações dos espaços fantásticos do Oriente sob a ótica ocidental: uma análise de O mandarim e A relíquia de Eça de Queirós. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.145por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11835-
dc.description.abstractMost narratives of Eça de Queiroz is aimed to the so-called realism / naturalism. At the end of the nineteenth century, Eça has its climax with the final publication of O Crime do Padre Amaro (1875), the subject of great social criticism. But what interests us in this work is the fact that at this very moment, the author has given way to a fantastic and humorous literature, which takes place with the publication of O mandarim. Eça can show their works in a game between fiction and reality, because even being a pioneer in Portugal Realism, fantasy fits perfectly in his novels and short stories. And in some of his works, the characters travel to the East cause some hesitation in the reader, which comes into contact with this image as Eastern scrutinized and observed by the Western view. This study aims to analyze and present spatial features and two fantastic works of Eça de Queiroz: O mandarim and A relíquia, from the perspective of writers such as Edward Said, in his work Orientalism, that emphasizes the concept of Orientalism. It\'s important to note here that O mandarim and A relíquia are not the only two works that focus on the issue, since many other works of Eça portray the East.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOrientepor
dc.subjectEspaçopor
dc.subjectFantásticopor
dc.subjectMaravilhosopor
dc.subjectEça de Queiróspor
dc.subjectEasteng
dc.subjectSpaceeng
dc.subjectFantasticeng
dc.subjectWonderfuleng
dc.subjectLiteratura portuguesa - História e críticapor
dc.subjectQueiroz, Eça de, 1845-1900 - Crítica e interpretaçãopor
dc.titleRepresentações dos espaços fantásticos do Oriente sob a ótica ocidental: uma análise de O mandarim e A relíquia de Eça de Queiróspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gama-Khalil, Marisa Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767829E0por
dc.contributor.referee1Nascimento, Lyslei de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798997U7por
dc.contributor.referee2Soares, Leonardo Francisco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767424H4por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4202276H6por
dc.description.degreenameMestre em Teoria Literáriapor
dc.description.resumoA maior parte das narrativas de Eça de Queirós é voltada para o que se convencionou chamar de Realismo/Naturalismo. Ao final do século XIX, Eça tem o seu auge com a publicação definitiva de O crime do Padre Amaro (1880), obra esta que foi alvo de grandes críticas sociais. Mas, o que nos interessa no presente trabalho é o fato de, nesse mesmo momento, o autor ter dado lugar a uma literatura fantástica e humorística, com a publicação de O mandarim (1880). Eça consegue demonstrar em suas obras um jogo entre ficção e realidade, pois, mesmo sendo pioneiro no Realismo de Portugal, a fantasia se encaixa perfeitamente nos seus romances e contos. E, em algumas de suas obras, as viagens dos personagens ao Oriente provocam uma certa hesitação no leitor, que entra em contato com essa imagem oriental tão perscrutada e observada pela visão ocidental. Este estudo visa analisar e apresentar os aspectos espaciais e fantásticos de duas obras queirosianas: O mandarim e A relíquia, sob uma perspectiva de autores como Edward Said, que enfatiza em sua obra Orientalismo (1990) o conceito de orientalismo; e de autores que embasam a fundamentação teórica sobre a literatura fantástica, como Tzvetan Todorov, Filipe Furtado e Remo Ceserani. É de extrema importância ressaltar aqui que O mandarim e A relíquia não são as duas únicas obras que focalizam o tema, visto que inúmeras outras obras de Eça retratam o Oriente.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.145-
dc.orcid.putcode81765866-
dc.crossref.doibatchidb8d00e40-b24e-41bb-91d8-9af1e3c908fc-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf561.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.