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dc.creatorCoelho, Kamilla Kristina Sousa França
dc.date.accessioned2016-06-22T18:29:54Z-
dc.date.available2010-09-30
dc.date.available2016-06-22T18:29:54Z-
dc.date.issued2010-02-11
dc.identifier.citationCOELHO, Kamilla Kristina Sousa França. Faces do sem nome: o imaginário de Deus em poemas malditos, gozosos e devotos, de Hilda Hilst. 2010. 138 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11809-
dc.description.abstractThis study aims to reflect on the religious images in the poetry of Hilda Hilst (1930-2004). Assisted by some research and studies of Hilst s work, we will analyze poems whose subject is the search for God and the author s desire to understand the divine figure. These are characteristics that underlie the entire poet s work and, in particular, Poemas malditos, gozosos e devotos. We will relate when it is possible the themes and images of the poems that we analyzed to other Hilst s works, because we believe that this action clarifies and enriches the understanding of the divine figure characterized by her. Thus, we can see how the images constructed by the writer reveal a God that configures a universal archetype present in our collective unconscious. As an evidence of the presence of this archetype God and its characteristics in a universal culture, we will cover the Greek mythology, Christianism, the Indians religion, Buddhism, Judaism, Hinduism and Islamism. Furthermore, we will try to understand the archetype of religious with the help of the theories of the imaginary from Gilbert Durand, Maria Zaíra Turchi, Gaston Bachelard and Northrop Frye. To understand the archetypes and the collective unconscious better, we will follow the theories of Carl Gustav Jung. Concerning the religious diversity, we will use the history of Mircea Eliade. To study the religious theme in the Hilst s work, surrounded by the theory of the imaginary, is justified by the cultural and anthropologic contribution that this theory has, what improved our analysis and made possible to have a more comprehensive vision.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHilda Hilstpor
dc.subjectArquétipospor
dc.subjectReligiosidadepor
dc.subjectArchetypeeng
dc.subjectReligiouseng
dc.subjectHilst, Hilda, 1930-2004 - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectPoesia brasileirapor
dc.subjectReligião e literaturapor
dc.titleFaces do sem nome: o imaginário de Deus em poemas malditos, gozosos e devotos, de Hilda Hilstpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza, Enivalda Nunes Freitas e
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766011E1por
dc.contributor.referee1Turchi, Maria Zaíra
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707092U0por
dc.contributor.referee2Ribeiro, Elzimar Fernanda Nunes
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768407D6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4238309Y1por
dc.description.degreenameMestre em Teoria Literáriapor
dc.description.resumoEste estudo reflete acerca das imagens da religiosidade na poesia de Hilda Hilst (1930-2004). Auxiliados por leituras de críticos e estudiosos da obra hilstiana, abordamos poemas que possuem como tema a busca por Deus e o anseio da autora por entender a imagem divina. Essas são características que fundamentam toda a obra da poeta e, em especial, Poemas malditos, gozosos e devotos. Buscaremos relacionar quando viável os temas e as imagens presentes nos poemas analisados com outras obras de Hilst, por acreditar que tal ação enriquece e esclarece o entendimento do Deus por ela caracterizado. Assim, percebemos o quanto as imagens construídas pela escritora revelam um ser divino que configura um arquétipo universal presente em nosso inconsciente coletivo. Como prova da presença deste arquétipo Deus e de suas características em outras culturas universais, percorremos a mitologia grega, o Cristianismo, a religiosidade indígena, o Budismo, o Judaísmo, o Hinduísmo e o Islamismo. Além disso, buscamos entender o arquétipo do religioso apoiados nas teorias do imaginário de Gilbert Durand, Maria Zaíra Turchi, Gaston Bachelard e Northrop Frye. Para entendermos melhor sobre os arquétipos e o inconsciente coletivo, apoiamo-nos nas teorias de Carl Gustav Jung. Sobre a diversidade religiosa, recorreremos à história traçada por Mircea Eliade. Estudar o tema da religiosidade na obra hilstiana, ancorada pelas teorias do imaginário, justifica-se pelo aporte cultural e antropológico que essa teoria encerra, o que enriqueceu a nossa análise e possibilitou um enfoque mais abrangente.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81765833-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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