Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11784
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorCaixeta, Maryllu de Oliveira
dc.date.accessioned2016-06-22T18:29:51Z-
dc.date.available2015-10-21
dc.date.available2016-06-22T18:29:51Z-
dc.date.issued2008-07-31
dc.identifier.citationCAIXETA, Maryllu de Oliveira. O paradoxo e o mito em Tutaméia. 2008. 164 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11784-
dc.description.abstractThis work is focused on the structures of the paradox and the myth in the general organization of Tutaméia. We have chosen the first preface to the discussion of a poetic economy, which the author gives his point of view about it, and which is related to this conception of the whole set of preambles and stories: paradoxical and mythical, at the same time. These two structures, paradox and myth, are similar in one point of view, which brings these two aspects closer to the mimesis: the sense of uncertainty or wrongness between word and fact. By structuring the uncertainty of meaning, suggested by above-sense, the alternative reading is guaranteed as obstacle to hermeneutic control. Thus, the fight for truth is going beyond the truth itself or definitive sense. The assertion of that wrongness is also, by a paradox, the affirmation of the absence of mistake: all the senses are valued as unique perspectives in whole space of differences. The nonsense, when comes in series or in a compilation of texts, gives us the paradox and the myth, are archaic mechanisms, prior than the wisdom or instrumental reasoning. These mechanisms, no sense and myth, produce the surprises or the effects of discredit of the game: a kind of materialistic transcendence. The theme of the error and truth is central throughout Tutaméia. We have chosen, for analysis, twelve stories in which the theme of the mistake as limit of signification is more evident, in a way which these short tales become backgrounds for those above-senses, putting in central space the theme of the abysm between the word and the truth.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectParadoxopor
dc.subjectMitopor
dc.subjectMimesispor
dc.subjectVerdadepor
dc.subjectErropor
dc.subjectParadoxeng
dc.subjectMytheng
dc.subjectMimesiseng
dc.subjectTrutheng
dc.subjectMistakeeng
dc.subjectLíteratura brasileira - História e críticapor
dc.subjectRosa, João Guimarães, 1908-1967 - Tutaméia - Crítica e interpretaçãopor
dc.titleO paradoxo e o mito em Tutaméiapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Araújo, Joana Luiza Muylaert de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787849P4por
dc.contributor.advisor1Tollendal, Eduardo José
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786330Y4por
dc.contributor.referee1Guido, Humberto Aparecido de Oliveira
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768684H6por
dc.contributor.referee2Leitão, Claudio Correia
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723017U0por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774643P6por
dc.description.degreenameMestre em Lingüísticapor
dc.description.resumoEssa dissertação tem por tema as estruturas do paradoxo e do mito na organização geral de Tutaméia. Escolhemos o primeiro prefácio para a discussão de uma economia poética, que o autor pontua nele, e que se relaciona com essa concepção do conjunto de prefácios e contos: simultaneamente paradoxal e mítica. Essas duas estruturas, paradoxo e mito, são semelhantes num aspecto que também as aproxima da mimesis: o sentido de indeterminação ou de errância entre a palavra e a verdade. Ao estruturar a indeterminação do sentido, sugerido por supra-senso, a outra leitura é garantida como obstáculo ao controle hermenêutico. Assim, a luta pela verdade é perpetuada para além de uma significação ou de um sentido último. A afirmação dessa errância é também, por um paradoxo, a afirmação da inexistência do erro: todos os sentidos são valorizados como perspectivas unívocas num cosmo de diferenças. O não senso, que em série ou no conjunto de textos nos dá o paradoxo, e o mito são mecanismos arcaicos, anteriores ao bom senso e seu raciocínio instrumental. Esses mecanismos, não senso e mito, produzem as surpresas ou os efeitos de desautomatização do jogo : uma espécie de transcendência materialista. O tema do erro e da verdade é central em toda Tutaméia. Escolhemos, para análise, doze contos em que sobressai a tematização do erro como limite do sentido, de modo que as anedotas são fundo para supra-sensos que sugerem e dão centralidade ao tema do abismo entre a palavra e a verdade.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81765793-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ParadoxoMitoTutameia.pdf803.61 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.