Publicação: Classificação automatizada das formas de relevo no Estado de Minas Gerais (Brasil) por meio da metodologia dos geomorphons
Carregando...
Tipo do documento
Data
Direito de acesso
Coleções
Programa
Área do conhecimento
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOMORFOLOGIA
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Orientador
Coorientador
Resumo
A análise das formas de relevo constitui um elemento fundamental para a compreensão da organização e da dinâmica da paisagem, sendo amplamente utilizada em estudos ambientais, planejamento territorial e interpretação do meio físico. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar a classificação automatizada das formas de relevo do Estado de Minas Gerais por meio da metodologia dos geomorphons, proposta por Jasiewicz e Stepinski (2013), além de avaliar a representatividade dessas classes nas subunidades morfoesculturais definidas no mapeamento geomorfológico estadual. A aplicação da ferramenta r.geomorphon possibilitou a identificação e classificação das principais formas do relevo, permitindo analisar sua distribuição espacial em escala estadual e sua relação com as 74 subunidades geomorfológicas previamente delimitadas. Os resultados indicaram predominância da classe Encosta (28,5%), seguida por Área plana (14,3%), Vales (11,7%), Cristas (10,3%) e Escavado (10,1%). Os resultados obtidos contribuem para ampliar o conhecimento geomorfológico do Estado de Minas Gerais, além de evidenciar o potencial da geomorfometria e das geotecnologias na análise automatizada do relevo em escala regional/estadual.
Abstract
Palavras-chave
Geomorfometria, Geomorphons, Classificação do relevo, Mapeamento geomorfológico, Minas Gerais, geotecnologias
Citação
MARUSCHI, Vinícius de Oliveira, Classificação automatizada das formas de relevo no Estado de Minas Gerais (Brasil) por meio da metodologia dos geomorphons. 2026. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2026.