Publicação: Classificação de imagens térmicas para detecção do câncer de mama utilizando um comitê de classificadores
Carregando...
Tipo do documento
Data
Direito de acesso
Coleções
Programa
Área do conhecimento
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Autores
Orientador
Coorientador
Resumo
O câncer de mama é uma enfermidade que afeta milhares de mulheres anualmente no Brasil. A detecção precoce é crucial para aumentar as chances de recuperação, e a mamografia o exame mais comumente utilizado para esse fim, embora possa ser desconfortável e, em alguns casos, não seja recomendada. Nesse contexto, a termografia infravermelha surge como uma alternativa atrativa para auxiliar no diagnóstico do câncer de mama. Este trabalho abordou a classificação de imagens infravermelhas da mama de pacientes saudáveis e doentes, provenientes da base de dados Database For Mastology Research (DMR-IR), com o objetivo de identificar aquelas que apresentam a doença. Para realizar a classificação, foi feito o uso redes neurais convolucionais pré-treinadas, bem como dois comitês de
classificadores, destacando-se o comitê do tipo voto majoritário. Este último apresentou resultados notáveis quando comparado com cada CNN individualmente, atingindo uma acurácia de 90, 91% e um F1-Score de 92, 31%. Esses resultados validam a eficácia do uso de comitês de classificadores como uma estratégia promissora para aprimorar a detecção de câncer de mama por meio de imagens infravermelhas.
Abstract
Palavras-chave
Câncer, Imagens, Termografia, Classificação, Comitê
Citação
SILVA, Paulo Vitor Costa. Classificação de imagens térmicas para detecção do câncer de mama utilizando um comitê de classificadores. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
DOI
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto
