Publicação:
Ocorrência de doenças bacterianas do tomateiro (Lycopersicon esculentum mill.) na região de Uberlândia, Araguari e Indianópolis

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Direito de acesso

Programa

Área do conhecimento

CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Coorientador

Resumo

No presente trabalho foi feita a ocorrência de doenças bacterianas do tomateiro e identificação das mesmas nas principais áreas de produção de tomate de mesa da região de Uberlândia. Foi constatada que as bacterioses mais importantes, pela alta incidência e danos que causam à produção na região no período das chuvas, são a mancha bacteriana causada por Xanthomonas campestris pv. vesicatoria, o cancro bacteriano causado por Clavibacter michiganensis subsp. michiganensis e o talo oco causado por Erwinia carotovora. Nos períodos de estiagem, de junho a outubro, a incidência de mancha bacteriana foi insignificante, mas o cancro bacteriano tem se manifestado com alta frequência na forma sistêmica. Foi constatada apenas uma ocorrência de mancha bacteriana pequena, causada por Pseudomonas syringae pv. tomato, no fim do período das chuvas, indicando ser uma doença pouco frequente na região. Foi constatada também uma ocorrência de murcha bacteriana causada por Ralstonia solanacerum, sendo esta a primeira constatação na região. Não foi encontrada na região, no período estudado, nenhuma ocorrência de podridão da medula causada por Pseudomonas corrugata como também a doença denominada cállice gigante causada pela bactéria denominada Phytoplasma.

Abstract

Palavras-chave

Doenças, Bactérias, Tomateiro

Citação

SANTOS, Renato André Mansur. Ocorrência de doenças bacterianas do tomateiro (Lycopersicon esculentum mill.) na região de Uberlândia, Araguari e Indianópolis. 2000. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por