Publicação: Distribuição espacial de ninhos e recursos ecológicos utilizados por Xylocopa spp. (Hymenoptera, Apidae) em ambiente urbano, Uberlândia - MG, Brasil
Carregando...
Tipo do documento
Data
Direito de acesso
Programa
Área do conhecimento
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Autores
Orientador
Coorientador
Resumo
As abelhas Xylocopa são os mais efetivos polinizadores do maracujá. Há uma grande necessidade de estudos que possibilitem a criação artificial das mamangavas, fornecendo aos produtores agrícolas, tanto as abelhas como informações sobre manejo adequado dessas abelhas. A localização de ninhos de Xylocopa spp. bem como a identificação dos substratos utilizados é um dos primeiros passos para se tentar a multiplicação destes ninhos experimentalmente. o presente trabalho teve como objetivo geral a estudar a distribuição de ninhos de Xylocopa spp. no campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia, em Uberlândia - MG, os substratos preferenciais para a nidificação e identificar os principais recursos alimentares nesta área. Três espécies vegetais foram utilizadas no campus como substratos para nidificação: Spathodea campanulata (Bignoniaceae), Ligustrum sp. (oleanaceae) e Ficus sp. (Moraceae). Os ninhos estavam distribuídos em agregados. Foram identificadas seis espécies vegetais que podem fornecer recursos alimentares para Xylocopa spp. Concluiu-se que Spathodea campanulata e Ficus sp. como substratos, são excelentes para a conservação e manejo das mamangavas e que o ambiente urbano, em condições adequadas, pode servir como local de estudo, conservação e manejo dessas abelhas.
Abstract
Palavras-chave
Xylocopa, Ninhos, Ambiente urbano
Citação
ALVES, Talles Marques Chaves. Distribuição espacial de ninhos e recursos ecológicos utilizados por Xylocopa spp. (Hymenoptera, Apidae) em ambiente urbano, Uberlândia - MG, Brasil. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.