Publicação: A questão produtiva no século xxi: uma análise da economia paulista à luz dos debates sobre desindustrialização e reprimarização
Carregando...
Tipo do documento
Data
Direito de acesso
Coleções
Programa
Área do conhecimento
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA::ECONOMIA REGIONAL
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Orientador
Coorientador
Resumo
Esse trabalho busca tratar sobre o processo de desindustrialização e reprimarização da pauta exportadora vivenciado no país desde a década de 1990 com um enfoque para o estado de São Paulo. Mediante análises de indicadores clássicos de desindustrialização, foi-se observado que, para o período de 2000 a 2020, o polo econômico do país apresentou sinais de desindustrialização, contudo, esse processo não ocorreu de forma hegemônica dado a heterogeneidade de sua indústria. Para o mesmo período não foi possível afirmar que o estado esteja passando por uma reprimarização de sua pauta exportadora, mesmo que o nível de produtos manufaturados tenha diminuído.
Abstract
Palavras-chave
Desindustrialização, Estado de São Paulo, Reprimarização da Pauta Exportadora, Desconcentração
Citação
SANTOS, Bernardo Takeo Tanaka. A Questão Produtiva do Século XXI: Uma Análise da Economia Paulista à Luz dos Debates Sobre Desindustrialização e Reprimarização. 2025. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
DOI
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto
