Publicação: Os marcadores culturais na tradução audiovisual: um estudo das legendas da série Mindhunter
Carregando...
Tipo do documento
Data
Direito de acesso
Coleções
Programa
Área do conhecimento
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Orientador
Coorientador
Resumo
Esta pesquisa analisa os marcadores culturais presentes nas legendas, em português brasileiro, da série Mindhunter, buscando compreender as estratégias tradutórias empregadas para transferir elementos culturalmente específicos da língua inglesa para o português. Parte-se da compreensão de que a Tradução Audiovisual (TAV), especialmente a legendagem, constitui um processo de mediação intercultural marcado por restrições técnicas de tempo e espaço, que influenciam diretamente as escolhas do tradutor. O estudo fundamenta-se, principalmente, nas contribuições teóricas de Díaz Cintas acerca da Tradução Audiovisual, de David Katan sobre cultura, de Francis Henrik Aubert e Javier Franco Aixelá acerca dos marcadores culturais e de Henrik Gottlieb sobre estratégias de tradução para legendagem. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa qualitativa, descritiva e analítica, baseada na observação e comparação das legendas em inglês e em português dos três primeiros episódios da primeira temporada e do primeiro episódio da segunda temporada da série. Os marcadores culturais identificados foram catalogados, contextualizados e analisados à luz das estratégias tradutórias propostas por Gottlieb. Os resultados demonstram que predominam procedimentos como paráfrase e transferência, utilizados para preservar a função comunicativa dos diálogos e garantir a compreensão do público brasileiro, ainda que, em determinados casos, ocorram perdas de nuances culturais ou metafóricas. Conclui-se que a legendagem ultrapassa a simples tradução linguística, configurando-se como um processo de negociação intercultural no qual o tradutor atua como mediador entre culturas distintas, equilibrando fidelidade ao contexto de origem, naturalidade e limitações próprias do meio audiovisual.
Abstract
Palavras-chave
Tradução Audiovisual, Legendagem, Marcadores Culturais, Estratégias de Tradução, Audiovisual Translation, Subtitling, Cultural Markers, Translation Strategies., Mindhunter
Citação
SILVA, Bianca Priscila Siqueira. Os marcadores culturais na tradução audiovisual: um estudo das legendas da série Mindhunter. 2026. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tradução) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2026.
DOI
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto
