Publicação:
Adubação de plantio e cobertura com fertilizantes mineral e organomineral em cenoura.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Direito de acesso

Programa

Área do conhecimento

CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Coorientador

Resumo

O uso de sementes híbridas de cenoura tem sido realidade em grande parte do Brasil, mesmo sendo de alto custo, o alto potencial produtivo do material genético pode compensar o investimento. Um dos manejos indispensáveis para maximizar a produção é o condicionamento de um solo com elevada fertilidade, sendo a adubação de suma importância. Os fertilizantes organominerais têm se mostrado uma solução para a diminuir a aplicação exclusivamente sintética, alterando a dinâmica de nutrientes e proporcionando melhorias ao solo. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi avaliar a produtividade da cenoura através da aplicação de fertilizantes organominerais granulados em diferentes doses em plantio e cobertura em comparação com os fertilizantes minerais. O experimento foi conduzido no inverno de 2022 em Cristalina-GO com o híbrido Soprano, sob arranjo de delineamento em blocos ao acaso com 4 repetições e 7 tratamentos: 100, 75 e 50% da dose recomendada para fonte mineral e organomineral, somados à testemunha (sem adubação). A dose recomendada de plantio e 4 coberturas totalizaram 78; 910 e 456 kg ha-1 de NPK mineral (03-35-06 e 00-00-60) e 75,84; 910,08 e 451,68 kg ha-1 de organomineral (02-24-04 e 00-00-32). Aos 131 dias após o plantio, as raízes foram colhidas e aferidas quanto ao peso para produtividade de classes. Os dados foram analisados pelo teste de F e as médias comparadas por Tukey (P<0,05). A parcela foi constituída por 4 linhas duplas de 6 m de comprimento em canteiros de 1,80 m. Os controles fitossanitários foram comuns a todos os tratamentos. Através da aplicação de 100 % do fertilizante mineral obteve-se o maior teor de Nitrogênio foliar diferindo estatisticamente do tratamento de mesma fonte, mas com a dose de 75%. O tratamento 1 foi o único que esteve acima da faixa considerada para o Ferro e que apresentou faixa ideal para Zinco, sendo que também apresentou diferença significativa entre os demais para o nutriente Manganês obtendo o maior valor, mas abaixo do nível ideal para a cultura. Para a classe 3A de cenoura, a dose de 100% M no plantio e cobertura, apresentou a maior produtividade (61,46 t ha-1) em relação ao tratamento sem adubação que produziu (52,51 t ha-1). O tratamento com 100% OM apresentou maior teor foliar para Cálcio, diferindo do 100% mineral. O uso de 75% da dose recomendada do formulado de fonte organomineral no plantio e cobertura, refletiu maior descarte das raízes (8,58 t ha-1), em comparação com o controle (5,01 t ha-1).

Abstract

Palavras-chave

Daucus carota L., Híbrido Soprano, Doses, Análise foliar, Produtividade., Daucus carota L., Hybrid Soprano, Rates, Leaf analysis, Productivity.

Citação

FERNANDES, Gustavo Machado. Adubação de plantio e cobertura com fertilizantes mineral e organomineral em cenoura. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto