Publicação: Estudo teórico de defeitos em nanoestruturas cristalinas de Nitreto de Índio
Carregando...
Tipo do documento
Data
Direito de acesso
Coleções
Programa
Área do conhecimento
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA, CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA DA MATERIA CONDENSADA, CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA DA MATERIA CONDENSADA::ESTADOS ELETRONICOS
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Autores
Orientador
Coorientador
Resumo
Este trabalho tem como foco a aplicação da nanociência no estudo de nanoestruturas de nitreto de índio. O assunto principal da pesquisa são os semicondutores de InN, que são materiais que apresentam várias aplicações na nanoeletrônica em geral. Na realização dos cálculos utilizamos métodos computacionais de primeiros princípios dentro do formalismo da Teoria do Funcional da Densidade (DFT). Para descrever o termo de troca e correlação, foram utilizadas aproximações do gradiente generalizado (GGA) e da densidade local
LDA). Também foi usado o código computacional VASP (Vienna Ab initio Package Simulation) e o cluster do Laboratório de Física Computacional (LFC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Neste trabalho foram estudadas as propriedades estruturais e eletrônicas, em diferentes tipos de defeitos puntuais, como vacâncias e dopagem de magnésio, para as nanoestruturas de bulk e nanofio de InN. O objetivo final era obter as energias de formação de cada sistema, e verificar quais são mais estáveis. Para o bulk as estuturas que apresentaram maior estabilidade foram a vacância de nitrogênio, e Mg intersticial, ambos materiais tipo n. Para os nanofios, os defeitos que apresentaram menor energia de formação foi Mg substitucional índio, tipo p, e Mg intersticial, tipo n. Porém, o crescimento destas estruturas experimentalmente é complexo, e poucos trabalhos experimentais são encontrados na literatura para comparação dos resultados.
Abstract
Palavras-chave
Teoria do Funcional da Densidade, Defeitos em cristais de InN
Citação
SILVA, Júlio César da. Estudo teórico de defeitos em nanoestruturas cristalinas de Nitreto de Índio. 2012. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
DOI
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto
