Publicação: Estudo do efeito citotóxico de nanocristais de óxido de zinco dopados com ouro em linhagens tumorais e não tumorais
Carregando...
Tipo do documento
Data
Direito de acesso
Coleções
Programa
Área do conhecimento
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Autores
Orientador
Coorientador
Dias, Edigar Henrique Vaz
Resumo
O câncer de próstata, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o segundo mais incidente entre os homens. Diante os diversos efeitos adversos no tratamento da doença, novas ferramentas terapêuticas são cada vez mais estudadas. A nanotecnologia atua no desenvolvimento de nanomateriais, como por exemplo, os nanocristais (NCs) visando à aplicação antineoplásica. Neste trabalho o objetivo foi investigar o efeito citotóxico de NCs de óxido de zinco (ZnO) puro e dopados com ouro (Au) em linhagem celular tumoral e não tumoral. O efeito da citotoxicidade foi analisado pelo ensaio de MTT utilizando as linhagens celular não-tumoral (Vero) e tumoral de próstata (PC3). Os NCs de ZnO puro e dopados com 0,1% de Au apresentaram os melhores resultados de citoxicidade para a linhagem tumoral mantendo a viabilidade celular da não tumoral. Portanto, com base nos nossos resultados, a toxicidade para a linhagem tumoral independe da dopagem de Au nos NCs de ZnO.
Abstract
Palavras-chave
Nanocristais, Câncer, Citotoxicidade, Ouro, Óxido de Zinco
Citação
GALLI, Gustavo. Estudo do efeito citotóxico de nanocristais de óxido de zinco dopados com ouro em linhagens tumorais e não tumorais. 2017. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.