Publicação:
Circuito inferior da economia urbana: um estudo sobre o trabalho informal e a territorialidade das sacoleiras no município de Ituiutaba – MG

Carregando...
Imagem de Miniatura

Direito de acesso

Programa

Área do conhecimento

CNPQ::CIENCIAS HUMANAS

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Coorientador

Resumo

O presente estudo teve como tema o trabalho informal das “sacoleiras” no município de Ituiutaba – MG, que foi relacionado à teoria dos dois circuitos da economia urbana, de Milton Santos. O objetivo geral deste trabalho é compreender as territorialidades das sacoleiras no município de Ituiutaba. A metodologia utilizada para dar início ao trabalho foi a revisão de literatura, garantindo embasamento científico. Como complemento da pesquisa, o método utilizado foi quantitativo e qualitativo; portanto, foi necessário aplicar uma entrevista semiestruturada a 27 sacoleiras, garantindo informações relevantes e solicitação de fotos via WhatsApp. Como resultado da pesquisa, observa-se a precariedade deste trabalho, relatada pelas sacoleiras no que se refere à oscilação da renda, ao fato de não ter férias e à necessidade de trabalhar muito, pois são responsáveis pela busca da mercadoria, publicidade, vendas, entrega e parte econômica. Por outro lado, muitas relatam os benefícios de serem sacoleiras, por administrarem seus horários, garantindo e conciliando com demais atividades diárias, desde a maternidade, cuidados com a casa, estudos e lazer.

Abstract

Palavras-chave

Circuito inferior, Lower circuit, Economia urbana, Urban economy, Trabalho informal, Informal work, Territorialidade, Territoriality, Sacoleiras, Salespeople, Ituiutaba-MG

Citação

SOUZA, Angélica Mayara de. Circuito inferior da economia urbana: um estudo sobre o trabalho informal e a territorialidade das sacoleiras no município de Ituiutaba – MG. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por