Publicação: A microgeração distribuída fotovoltaica no brasil: estudos de caso do desenvolvimento de um sistema de microgeração para empresas
Carregando...
Tipo do documento
Data
Direito de acesso
Coleções
Programa
Área do conhecimento
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA::GERACAO DA ENERGIA ELETRICA
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Autores
Orientador
Coorientador
Resumo
Através da Resolução Normativa 482, publicada pela ANEEL em 2012, ficou estabelecida as condições gerais para a Geração Distribuída (GD), permitindo que consumidores conectassem seu sistema gerador de energia às redes de distribuição das concessionárias de energia. Com a ideia de incentivar o uso de fontes renováveis, foi criado também, posteriormente, o sistema de compensação, o qual permite que a energia injetada por uma unidade consumidora na rede da concessionária, seja cedida por meio de empréstimo à distribuidora local, gerando créditos de energia para serem utilizados na unidade. Com o crescimento das fontes renováveis no Brasil, em especial a fotovoltaica, e com o crescimento da GD no contexto sócio-econômico-financeiro, identificou-se no mercado, a oportunidade de investimento em fazendas solares para exploração comercial dos créditos de energia para clientes consorciados. Propõe-se então a realização de dois estudos de caso, um referente à implementação de um sistema fotovoltaico para atender a demanda energética de quatro empresas na cidade de Uberlândia - MG, e o outro referente à adesão das quatro empresas em questão em um consórcio de energia, a fim de se comparar as vantagens e desvantagens dos dois modelos de investimento. Uma vez que a demanda energética das empresas não ultrapassa o limite de microgeração, isto é, menor do que 75 kW de potência, dar-se-á foco a esta modalidade.
Abstract
Palavras-chave
Geração distribuída, Consórcio de energia, Microgeração fotovoltaica
Citação
ALMEIDA, Henrique Gobbo. A microgeração distribuída fotovoltaica no Brasil: estudos de caso do desenvolvimento de um sistema de microgeração para empresas. 2022. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
DOI
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto
