Publicação:
Habitar o sertão: habitação e cultura sertaneja

Carregando...
Imagem de Miniatura

Direito de acesso

Programa

Área do conhecimento

CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO, CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Coorientador

Resumo

A região sertaneja é palco de diversas problemáticas sociais, principalmente no que tange a moradia. Em 2021, foram contabilizadas mais de 75 mil casas feitas com taipa, executadas através de uma metodologia excessivamente rudimentar, sujeitando seus moradores a uma precarizada forma de habitar. Este trabalho propõe a ressignificação da arquitetura vernacular como uma técnica de qualidade, através do desenvolvimento de um modelo de projeto habitacional de interesse social, utilizando a taipa como material de vedação e a madeira local como elemento estrutural. Ainda, propõe um complexo cultural, cujo contempla os serviços de saúde, esporte, educação e cultura, de modo a substanciar as necessidades imediatas da comunidade de Morro de Dentro. O trabalho se baseia na promoção de moradia de qualidade a uma população em situação de vulnerabilidade social, somada a solubilização das necessidades básicas entendidas em um contexto de comunidade, ambas percebidas por meio de uma arquitetura sensível e coletiva.

Abstract

Palavras-chave

Arquitetura vernacular, Taipa, Sertão baiano, Habitação rural

Citação

BETETTE, Beatriz Santos Silva. Habitar o sertão: habitação e cultura sertaneja. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por