Publicação:
Marias, Madalenas e Evas. Representações para a pureza, o pecado e a desobediência da mulher no poema bíblico Cântico dos cânticos: uma leitura possível

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Direito de acesso

Programa

Área do conhecimento

CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Coorientador

Resumo

Esta pesquisa procura apresentar o poema Cântico dos Cânticos e sua relação com o Catecismo da Igreja Católica e com as Cartas Encíclicas, tendo como temáticas principais as questões de gênero e da sexualidade feminina. Conjecturamos a existência de uma narrativa que cria, dissemina e reforça condutas que levam à discriminação sexual e que promovem a manutenção de heranças patriarcais por parte da Igreja Católica. Tentamos revelar como as representações sociais são construídas ao longo do tempo e afirmadas em momentos históricos diferentes. Através destas, podemos perceber que o jogo de poder pode estar implícito, subentendido, mas não ausente, bastando olhar nas entrelinhas para encontrá-lo. Na perspectiva da Igreja Católica, a mulher deve tomar como espelho um ícone de moral exemplar: Maria, a mãe de Jesus. Sua pureza e castidade devem servir de modelo para todas as mulheres, em diferentes tempos e contextos. No entanto, o poema bíblico Cântico dos Cânticos apresenta-nos outra opção para o lugar da mulher na sua relação com o homem; retrata uma sensualidade para o corpo feminino, que deve ser motivo de exibição e admiração. E é sobre este impasse que nossa pesquisa se desenvolveu: o poema é relegado ao esquecimento nas aulas e manuais de catequese, como também nos sermões dominicais, dentro dos templos católicos, mas não deixa de fazer parte do cânone bíblico. Concluímos, a partir da análise feita dos documentos selecionados para esta pesquisa, que a Igreja Católica contemporânea mantém um discurso conservador e moralizante que procura aquietar e inibir os desejos carnais femininos, delegando à mulher uma posição de inferioridade em relação ao outro sexo.

Abstract

Palavras-chave

Cântico dos cânticos, Igreja católica, Mulher, Sexualidade

Citação

MACIEL, Adriana Simões Monteiro. Marias, Madalenas e Evas. Representações para a pureza, o pecado e a desobediência da mulher no poema bíblico Cântico dos cânticos: uma leitura possível. 2011. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por