Publicação:
Ocorrência de Leucoptera coffeella e detecção da presença de minas comparando amostragem convencional e amostragem por fotogrametria terrestre

Carregando...
Imagem de Miniatura

Direito de acesso

Programa

Área do conhecimento

CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Coorientador

Assis, Gleice Aparecida de

Resumo

Uma das dificuldades do uso da amostragem para estabelecimento dos índices populacionais do inseto no campo é a mão de obra empregada para realizar os levantamentos, que é onerosa e pouco especializada, o que dificulta o uso correto do manejo integrado de pragas. Com isso, a utilização de imagens que identifiquem corretamente a presença de minas nas folhas e que forneçam os índices populacionais do inseto no campo é uma ferramenta auxiliar no levantamento do inseto-praga, reduzindo o tempo de avaliação, o erro do avaliador e os gastos com mão de obra. Para a avaliação dos índices populacionais do bicho-mineiro, foram feitas amostragens convencionais e por fotogrametria terrestre em uma lavoura cafeeira localizada no município de Monte Carmelo, MG. A amostragem foi realizada em um hectare de cafeeiro Coffea arabica L. cultivar Paraíso. As avaliações foram realizadas durante sete meses a cada 15 dias. Os dados obtidos foram utilizados para obtenção da presença de minas ao longo das avaliações por meio de análise de regressão e para possibilitar a comparação e validação dos métodos os dados foram submetidos à análise de variância e teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade. A presença de minas de bicho-mineiro diminui com as avaliações em função da ocorrência de condições climáticas desfavoráveis para o inseto e pela aplicação de inseticidas químicos. A amostragem de L. coffeella utilizando fotogrametria terrestre foi considerada adequada para a detecção de minas utilizando o software Ilastik®. No entanto, a qualidade de algumas imagens utilizadas dificultou a diferenciação das minas.

Abstract

Palavras-chave

Bicho-mineiro, Cafeeiro, Imagem, Manejo integrado de pragas, Monitoramento

Citação

SOUTO, Laura Alvarenga. Ocorrência de Leucoptera coffeella e detecção da presença de minas comparando amostragem convencional e amostragem por fotogrametria terrestre. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2019.

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto