Publicação: Financeirização de commodities agrícolas e a formação de preços da soja, do milho e do boi gordo (2006-2024)
Carregando...
Tipo do documento
Data
Direito de acesso
Coleções
Programa
Área do conhecimento
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Autores
Orientador
Coorientador
Resumo
Este trabalho investiga a relação entre a negociação de derivativos e a formação de preços no agronegócio, orientado pela questão: “A financeirização no mercado de commodities levou a um aumento da volatilidade dos preços da soja, milho e boi gordo entre 2006 e 2024?”. O tema é relevante tanto para o produtor rural, que busca maior segurança nos preços, quanto para a sociedade, cuja segurança alimentar pode ser impactada pelo avanço atividade especulativa em momentos de crise. O objetivo geral foi analisar como o processo de financeirização pode ter influenciado a volatilidade dos preços dessas commodities. A metodologia adotada consistiu em uma revisão de literatura sobre o mercado de derivativos, com ênfase na financeirização e formação de preços e um breve estudo empírico. Os resultados indicam que, no período analisado, houve intensificação do processo de financeirização mercados de soja, milho e boi gordo, além de um entrelaçamento entre a atividade especulativa e a volatilidade de preços das mercadorias. No entanto, os dados mostram que, entre 2006 e 2024, não houve um aumento sustentado de volatilidade dos preços da soja e do milho, devido a uma crescente convergência de expectativas de preços entre os agentes que buscam proteção e os especuladores. Já no caso do boi gordo, observou-se um aumento de volatilidade, associado à ampliação da divergência de expectativas entre os agentes e uma maior concentração líquida de posições entre os maiores traders.
Abstract
Palavras-chave
derivativos, commodities agropecuárias, financeirização, volatilidade, formação de preços, derivatives, agricultural commodities, financialization, volatility, price formation
Citação
MOREIRA NETO, Samara. Financeirização de commodities agrícolas e a formação de preços da soja, do milho e do boi gordo (2006-2024). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025.