Publicação:
Purificação de uma miotoxina da peçonha de Bothrops neuwiedi pauloensis (Jararaca Pintada) e sua ação sobre o músculo gastrocnemius de camundongos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Direito de acesso

Programa

Área do conhecimento

CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Coorientador

Hamaguchi, Amélia

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo purificar a proteína miotóxica de Bothrops neuwiedi pauloensis e analisa-la quanto à massa molecular, atividade fosfolipásica e atividade miotóxica. Duas cromatografias foram realizadas para que pudéssemos encontrar as melhores condições para purificar a miotoxina. Na primeira cromatografia realizada em SP-Sephadex C-25 em tampão acetato de amônio 0,05M pH 5,5 foram encontradas onze frações protéicas (Nl a N 10), estas foram analisadas quanto ao perfil eletroforético e atividades biológicas. Mas devido à grande quantidade de sal existente nas amostras não foi possível trabalhar com este material. Em uma segunda cromatografia realizada em CM-Sephadex C-25 em tampão bicarbonato de amônio 0,05M, pH 8,0, foram encontrados seis picos de absorbância a 280nm designados Pl a Pé. Estas frações foram analisadas, apresentando um perfil eletroforético satisfatório. A atividade fosfolipásica foi encontrada apenas no pico Pl. Em géis de poliacrilamida com e sem agentes desnaturantes a fração PS apresentou banda única semelhante a fosfolipase A2. Como não foi observada atividade fosfolipásica para a fração PS, testouse a atividade miotóxica. Estudos histológicos mostraram alterações no tecido muscular estriado esquelético, degeneração, necrose celular e grande quantidade de leucócitos, caracterizando assim uma inflamação ocasionada por esta proteina. Com estes resultados pode-se afirmar que a fração P5 é uma proteína miotóxica de caráter básico, com peso molecular de aproximadamente 15 kDa e que não apresenta atividade fosfolipase A2 sobre substrato artificial..

Abstract

Palavras-chave

Miotoxina, Fosfolipase A2, Peçonha de serpente, Bothrops neuwiedi pauloensis, Estudo Histológico

Citação

RODRIGUES, Renata Santos. Purificação de uma miotoxina da peçonha de Bothrops neuwiedi pauloensis (Jararaca Pintada) e sua ação sobre o músculo gastrocnemius de camundongos. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2001.

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por