Publicação: Efeitos dentários tardios da quimioterapia e radioterapia em sobrevivente de câncer infantil: relato de caso
Carregando...
Tipo do documento
Data
Direito de acesso
Programa
Área do conhecimento
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Autores
Coorientador
Resumo
As drogas quimioterápicas e também a radioterapia na região de cabeça e pescoço são consideradas possíveis de interferir na odontogênese. Esses pacientes podem apresentar alterações como agenesia dentária, encurtamento ou má formação radicular, hipoplasia do esmalte e microdontia. Tais efeitos não ocorrem em adultos, pois estes já estão com as estruturas dentárias formadas. Paciente A.V.F., sexo feminino, 12 anos de idade, foi diagnosticada com rabdomiossarcoma embrionário em região de glândula parótida à direita aos 5 anos de idade. O tratamento antineoplásico consistiu de quimioterapia protocolo IRS IV: ifosfamida (IFO) - doxorrubicina (DOXO) - etoposide (VP16) seguidos de vincristina - dactinomicina - ciclofosfamida (VAC)/ vincristina - ifosfamida - etoposido (VIE) alternados, além de radioterapia convencional, com dose total de 45 Gy. A paciente desenvolveu alterações dentárias importantes como má formação radicular na maioria dos dentes, microdontia e hipoplasia de esmalte, sendo fundamental a atuação do cirurgião-dentista. Atualmente, após 6 anos do tratamento antineoplásico mantém em acompanhamento odontológico regular.
Abstract
Palavras-chave
Alterações dentárias, Quimioterapia, Radioterapia
Citação
MIRANDA, Poliana Gonçalves. Efeitos dentários tardios da quimioterapia e radioterapia em sobrevivente de câncer infantil: relato de caso. 2020. 17 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Residência em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.