Publicação:
Comunidade Sustentável: Proposta para o distrito São João da Serra Negra – Patrocínio – MG

Carregando...
Imagem de Miniatura

Direito de acesso

Programa

Área do conhecimento

CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO, CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Coorientador

Resumo

A grande ocorrência de problemas ambientais, econômicos, políticos, sociais e sobretudo, urbanos, requer uma solução baseada nos princípios da sustentabilidade e fundamentada de acordo com as realidades locais. No entanto, apesar de existirem diversos estudos sobre a temática do desenvolvimento sustentável urbano, ainda falta uma definição clara e concisa desse conceito. Além disso, as ferramentas locais de planejamento urbano se baseiam em indicadores globais, dessa maneira, as questões locais tendem a serem negligenciadas. Desse modo, o presente Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Comunidade Sustentável: Proposta para o distrito de São João da Serra Negra – Patrocínio – MG” visa compreender a evolução do núcleo urbano do Distrito, a relação urbana, rural e política, apontar os conceitos referentes à sustentabilidade no espaço urbano, realizar um diagnóstico urbano com base na aplicação de questionário e da metodologia do Diagrama de Unidade Complexa (VITAL, 2012), para elaboração do Panorama Ambiental Urbano que é uma das bases para a adequação para aplicação prática das metas do ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis – Agenda 2030 à realidade local, e assim, definir as diretrizes utilizadas para o projeto de Planejamento Urbano e Desenho Urbano, a fim de melhor a qualidade ambiental urbana do distrito São João da Serra Negra.

Abstract

Palavras-chave

Comunidade Sustentável, Sustainable Community, Identidade Local, Local Identity, Qualidade Ambiental Urbana, Urban Environmental Quality, ODS 11, SDG 11

Citação

RIBEIRO, Waleska Nayara Silva. Comunidade Sustentável: Proposta para o distrito São João da Serra Negra – Patrocínio – MG. 2021. 149 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por