Publicação: Neutralização dos efeitos biológicos e enzimáticos induzidos pela peçonha de Bothrops neuwiedi pauloensis pelo extrato aquoso de Schizolobium parahyba
Carregando...
Tipo do documento
Data
Direito de acesso
Programa
Área do conhecimento
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Autores
Orientador
Coorientador
Resumo
Durante séculos pessoas tem usado plantas medicinais no tratamento e prevenção de doenças. Schizolobium parayba conhecida popularmente por faveira é da família das Leguminosas (Caesalpinoidae), originária da Mata Atlântica, porém propagou-se até o cerrado mineiro e vem sendo usada para neutralizar os efeitos lesivos das peçonhas de serpentes por moradores desta região. Longo tem sido o caminho na busca de um antídoto seguro contra venenos animais, em especial aqueles de natureza ofídica. Este trabalho teve como objetivos avaliar a capacidade do extrato aquoso de Shizolobium parayba em inibir os principais efeitos enzimáticos e biológicos da peçonha de Bothrops neuwiedi pauloensis. A atividade coagulante foi iniida das duas razões testadas (1:10) e 1:50 (m/m, peçonha:extrato)). A atividade fibrinogenolítica foi bem melhor inibida na razão de 1:50 (m/m, peçonha:extrato) protegendo a cadeira Bβ, porém o extrato vegetal foi capaz de reagir com o fibrinogênio e provocar o "desaparecimento" das cadeias Aα e Bβ. A atividade PLA2 não apresentou inibição estatisticamente significativa. As atividades biológicas foram feitas usando três condições: A) pré-incubando a peçonha bruta com o extrato vegetal por 30 minutos a 37°C; B) injetando o extrato vegetal 15 minutos antes da injeção da peçonha bruta; C) injetando o extrato vegetal 15 minutos após a injeção da peçonha bruta. Para todos os tratamentos foi utilizada a razão de 1:10 (m/m, peçonha:extrato). A atividade hemorrágica foi completamente inibida quando ensaiada na razão de 1:10 (m/m, peçonha:extrato) na condição de incubação por 30 minutos a 37°C. A atividade miotóxica foi quantificada pela dosagem de creatina cinase e foi melhor inibida também na condição de incubação por 30 minutos a 37°C na razão de 1:10 (m/m, peçonha:extrato). Esses resultados foram confirmados pela microscopia de luz de cortes dos músculos injetados. Em nosso trabalho nós demonstramos que o extrato aquoso de Schizolobium parayba foi efeitov em inibir as atividades coagulante, fibrinogenolítica, hemorrágica e miotóxica induzidas pela peçonha bruta de Bothrops neuwiedi pauloensis. A investigação de novos inibidores de peçonhas de serpentes pode ser útil para a elucidação do mecanismo de ação de toxinas purificadas. Além do mais, estes inibidores podem ser utilizados como modelos moleculares para o desenvolvimento de novos agentes terapêuticos em acidentes ofídicos.
Abstract
Palavras-chave
Antídoto, Efeitos enzimáticos e biológicos, Bothrops neuwiedi pauloensis
Citação
MENDES, Mirian Machado. Neutralização dos efeitos biológicos e enzimáticos induzidos pela peçonha de Bothrops neuwiedi pauloensis pelo extrato aquoso de Schizolobium parahyba. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.