Publicação: “Bicha é homem que chora”: Dis[cursos] e subjetiv[ações] de infâncias trans[viadas] a partir do curta documentário “Bicha-Bomba” (2019)
Carregando...
Arquivos
Tipo do documento
Data
Direito de acesso
Coleções
Programa
Área do conhecimento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Autores
Orientador
Coorientador
Resumo
Entendendo o gênero como algo não natural, mas como categoria construída social e culturalmente nas relações de poder, é trabalhado aqui a imagem da criança viada como crianças que são lidas como fora das heteronormas de gênero. Essa pesquisa busca então, a partir da análise do curta documentário Bicha-Bomba (2019), entender como se constrói a imagem da criança viada, como ela fabrica seus processos de subjetivação e como é reivindicado o direito de olhar. Para isso, são trabalhadas as ideias de gênero, sexualidade, subjetividades, dispositivos e, a partir dos estudos da cultura visual, as ideias de visualidade e contravisualidade, a fim de contextualizar a subversão da criança viada a um complexo de visualidade a partir da autonomia contra a autoridade de olhar.
Abstract
Palavras-chave
Criança Viada, Visualidades, Bicha-Bomba, Contravisualidade
Citação
MARTINS, Ian Gomes. “Bicha é homem que chora”: Dis[cursos] e subjetiv[ações] de infâncias trans[viadas] a partir do curta documentário “Bicha-Bomba” (2019). 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.