Publicação: O papel da P21 de Trypanosoma cruzi na fase aguda da infecção experimental.
Carregando...
Tipo do documento
Data
Direito de acesso
Programa
Área do conhecimento
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS, CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA, CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA::PROTOZOOLOGIA DE PARASITOS
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Autores
Orientador
Coorientador
Martins, Flávia Alves
Resumo
Trypanosoma cruzi é o agente etiológico da doença de Chagas. Este parasito possui três estágios evolutivos: epimastigota, tripomastigota e amastigota. Em 2009, uma proteína de 21kDa secretada por T.cruzi foi identificada e caracterizada. Sua forma recombinante (rP21), é capaz de induzir fagocitose, tem alta capacidade quimiotática, é antiangiogênica, induz a polimerização do citoesqueleto de actina, indicando a importância do seu papel no sucesso da infecção pelo parasita. Sendo assim, se torna importante aprofundar os estudos em relação a rP21 e sua atuação na infecção por T. cruzi, para melhor entender os mecanismos envolvidos na doença de Chagas. Com o objetivo de analisar o papel da rP21 na fase aguda da infecção experimental por T. cruzi, neste trabalho foram analisadas a viabilidade de amastigotas intracelulares quando tratadas com a rP21, produção de P21 nativa em células tratadas com a citocina IFN- γ, análises histológicas como a contagem de ninhos de amastigotas, vasos sanguíneos e quantificação de colágeno em tecido cardíaco de animais BALB/c tratados ou não com a rP21. Os resultados nos mostram que rP21, diminui a viabilidade de amastigotas intracelulares, multiplicação parasitária, assim como a deposição de colágeno tecido cardíaco em animais BALB/c. Concluímos, que a rP21 tem importante papel no controle da fase aguda na infecção experimental por T. cruzi, justificado pela sua atuação na polimerização do citoesqueleto de actina, mantendo os parasitas no interior celular, evitando assim o dano causado pela liberação destes no ambiente extracelular e, consequente ativação do sistema imune.
Abstract
Palavras-chave
Trypanosoma cruzi, rP21, Doença de Chagas
Citação
SANTOS, Júlia de Gouveia. O papel da P21 de Trypanosoma cruzi na fase aguda da infecção experimental. 2017. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
DOI
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto