Publicação:
Nanoestruturas de ZnO puro e dopado com íons Ag+ obtidas via micro-ondas e estudo de suas propriedades fotocatalícias

Carregando...
Imagem de Miniatura

Direito de acesso

Programa

Área do conhecimento

CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Coorientador

Resumo

No presente trabalho, foram obtidas nanoestruturas de óxido de zinco (ZnO) puro e dopado com 2,0; 4,0 e 8,0% em mol de íons prata (Ag+) pelo método hidrotérmico assistido por micro-ondas (MH). Os materiais foram obtidos à 90 ºC, com taxa de aquecimento de 5 ºC min-1 durante 8 min. Os resultados de difração de raios X indicaram a formação da estrutura do tipo wurtzita para as amostras de ZnO. Os resultados de refinamento Rietveld exibiram coeficientes de confiabilidade referentes a um bom refinamento. Os modos ativos no Raman que caracterizam a estrutura hexagonal do ZnO foram observados para todos os materiais. Os espectros Raman também revelaram pequenas distorções locais geradas pela adição dos íons Ag+ causando uma desordem a curto alcance na estrutura do ZnO. Os espectros na região do ultravioleta e visível (UV-vis) não revelaram bandas de transferência de carga e a partir dos mesmos foi possível calcular os valores de energia de gap para as amostras sintetizadas. As imagens de microscopia eletrônica de varredura por emissão de campo (MEV-FEG) indicaram a influência do íon dopante sob a morfologia das partículas formadas. Os espectros de EDX confirmaram a presença dos íons Ag+ nas amostras dopadas. As amostras dopadas apresentaram atividade fotocatalítica sendo que o catalisador que apresentou melhor desempenho frente à degradação em fase gasosa do acetaldeído foi o ZnO dopado com 4,0% em mol de íons Ag+.

Abstract

Palavras-chave

Óxido de zinco/Zinc oxide, Íons Ag+/ Ag+ ions, Nanopartículas/Nanoparticles, Síntese hidrotérmica/Hydrothermal synthesis, Fotocatálise/Photocatalysis

Citação

PEIXOTO, Diego Alves. Nanoestruturas de ZnO puro e dopado com íons Ag+ obtidas via micro-ondas e estudo de suas propriedades fotocatalícias. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por