Publicação:
Confessionário público: a relação entre mídia, identidade e religião no programa “Experiência de Deus com Padre Reginaldo Manzotti”

Carregando...
Imagem de Miniatura

Direito de acesso

Programa

Área do conhecimento

CNPQ::CIENCIAS HUMANAS

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Coorientador

Resumo

A presente monografia analisa as disputas identitárias em torno do “ser mulher” e as suas nuances sociais com base no programa “Experiência de Deus com Padre Reginaldo Manzotti”, transmitido diariamente no rádio e em outras mídias pela Rede Evangelizar. O programa reúne milhares de fiéis cotidianamente para um momento de oração e também convida as ouvintes para darem os seus depoimentos acerca de problemas vividos, milagres alcançados e, principalmente, a influência da Palavra de Deus em suas escolhas cotidianas, relacionamentos e visão de mundo. Dessa forma, tomamos esse quadro de conversa com as ouvintes como empiria emblemática para investigar a seguinte questão norteadora: “como o ‘ser mulher’ é materializado por meio da fala das ouvintes do programa Experiência de Deus com Padre Reginaldo Manzotti?”. Para isso, a pesquisa parte da análise de seis trechos selecionados com base no que foi disponibilizado no TikTok pelo perfil da própria Rede Evangelizar, nos quais é evidenciado o relato das ouvintes. Para discutir como identidade, religião e gênero se materializam por meio do discurso das ouvintes do programa, nos baseamos numa análise cultural, buscando observar os conceitos de hegemonia,valores residuais e emergentes (Williams, 2005). Além disso, a pesquisa também recorre às teorias de representação, identidade e gênero a partir de Butler (2003), Hall (2006) e outros autores. Buscamos, assim, discutir a importância da relação entre mídia e religião para a conformação de identidades, apontando os limites e as potencialidades para a constituição do que é “ser mulher” na sociedade brasileira contemporânea.

Abstract

Palavras-chave

Identidade, Gênero, Mídia, Religião, Experiência de Deus

Citação

REIS, Gabriel Felipe dos. Confessionário Público: A relação entre mídia, identidade e religião no programa "Experiência de Deus com Padre Reginaldo Manzotti". 2025. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto