Publicação:
Incidencia e severidade da cercosporiose (Cercospora coffeicola) E produtividade na cultura do café sob diferentes sistemas de irrigação

dc.contributor.advisor1Juliatti, Fernando César
dc.contributor.referee1Brandão, Afonso Maria
dc.contributor.referee2Chagas, Luiz Antônio de Castro
dc.creatorSousa Junior, Lamartine Bernardes de
dc.date.accessioned2024-01-03T17:02:41Z
dc.date.available2024-01-03T17:02:41Z
dc.date.issued2002
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo avaliar a incidência e a severidade da Cercosporiose (Cercospora coffeicola) em lavoura de café submetida a diferentes sistemas de irrigação, lâminas de água e tratamento químico. O experimento foi iniciado em julho 1997, na Fazenda Paraíso, Distrito de Amanhece, Município Araguari-MG e estendeu-se até julho de 2001. A área total do experimento foi de cerca de 12 ha, utilizando um cafezal de 10 anos de idade, variedade Mundo Novo, linhagem 388-17 e espaçamento 4 X 1m. O delineamento experimental usado foi o de blocos ao acaso (DBC), com três repetições e 16 tratamentos. Cada parcela foi constituída de 3 fileiras, considerando-se como área útil 30 plantas da fileira central. Os tratamentos foram distribuídos em parcelas tratadas ou não com fungicidas, em conjunto com: gotejamento 60, 80 e 100 mm/mês; mangueira plástica perfurada(tripa) 80, 100 e 120 mm/mês; pivô central 100 mm/mês e testemunha não irrigada. Foram coletadas amostras mensalmente, retirando-se 12 folhas por planta, sendo 6 de cada lado, no terço médio, entre o terceiro e quarto pares de folhas dos ramos dos plagiotrópicos, num total de 120 folhas/parcela. Foram avaliadas incidência (número de folhas lesionadas) e severidade (número de lesões/folha) em cada unidade experimental. No fim de quatro anos de trabalho, com um total de 48 coletas, foi feita então a análise de variância dos resultados e o teste de Tukey a 5% de significância para comparação das médias. . Em relação a produtividade destacaram-se o gotejamento com 100 mm e tratamento com fungicida (57.3 sacas de café beneficiado/ha), seguido pelo sistema de pivô central com lâmina de água de 100mm, com tratamento de fungicida ( 56,06 sacas de café beneficiado/ha). A testemunha (sem irrigação ) apresentou uma produtividade média de 10.77 sacas de café beneficiado/ha. Os resultados de produtividade obtidos na safra 1999/2000, refletem a importância da irrigação na região, bem como a eficiência do controle químico da cercosporiose do cafeeiro a nível de campo.
dc.identifier.citationSOUSA JÚNIOR , Lamartine Bernardes de. Incidencia e severidade da cercosporiose (Cercospora coffeicola) E produtividade na cultura do café sob diferentes sistemas de irrigação. 2002. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40093
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.courseAgronomia
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectIrrigação
dc.subjectCafé
dc.subjectCercospora coffeicola
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
dc.titleIncidencia e severidade da cercosporiose (Cercospora coffeicola) E produtividade na cultura do café sob diferentes sistemas de irrigação
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
IncidenciaSeveridadeCercosporiose.pdf
Tamanho:
204.3 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
TCC