Publicação: O agronegócio sucroalcooleiro e seus impactos sobre os trabalhadores na região do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil a partir de 2000
Carregando...
Tipo do documento
Data
Direito de acesso
Coleções
Programa
Área do conhecimento
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Autores
Orientador
Coorientador
Resumo
Desde o descobrimento do Brasil, há um incentivo do cultivo da cana-de açúcar, introduzido a princípio pelos colonizadores e mais tarde incentivado pelo governo brasileiro com políticas e programas de desenvolvimento do cultivo da cana de açúcar. Com isso, o agronegócio se torna primordial para a economia do país, representando quase um quarto do PIB brasileiro. Para o setor do agronegócio sucroalcooleiro ter se tornado a potência que tem, foi necessário inserir tecnologias em busca de otimização e lucro no processo produtivo. Ou seja, as máquinas começaram a fazer parte da produção, substituindo o trabalho humano, logo há uma reestruturação produtiva que precisa ser analisada. Dessa forma, este artigo tem como objetivo problematizar algumas das implicações sociais concernentes à reestruturação e expansão do setor na região do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil e como o movimento sindical dos trabalhadores rurais respondem às mudanças a partir da década de 2000. Para isso, foi feita uma consideração histórica do setor e sua configuração atual, no âmbito da reestruturação produtiva e das relações interfirmas, depois trazer os dados panorâmicos do setor, ademais os impactos do setor sucroalcooleiro sobre os trabalhadores e por fim, trazer os impactos no sindicalismo diante as mudanças ocorridas no setor estudado. Para se atingir o objetivo, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, utilizando pesquisas bibliográfica, documental e empírica sobre o tema impactos sociais no setor sucroalcooleiro no Brasil e particularmente no Triângulo Mineiro. Foi feita uma entrevista com o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores rurais de Uberaba, Minas Gerais. Foi possível concluir que está acontecendo mudanças sérias no trabalho e que precisa de atenção, não pensar somente nos ganhos com a economia, é também imprescindível analisar os impactos que a inserção de máquinas, visando otimização intensa e busca por baixos custos no processo produtivo, gera cada vez mais esforços físicos e psicológicos para o trabalhador, além de submeter ele à uma qualificação muito específica que atende apenas aos interesses do capital e não uma qualificação que faça o trabalhador pensar e questionar as condições que lhes são impostas. Além disso, o sindicato dos trabalhadores rurais, parece não ter desenvolvido ainda mecanismos que possibilitem reduzir a super-exploração no setor na região, tendo dificuldades para mudar essa realidade local.
Abstract
Palavras-chave
Agronegócio, Sucroalcooleiro, Impactos no trabalho, Sindicato
Citação
PERES, Gabriela. O agronegócio sucroalcooleiro e seus impactos sobre os trabalhadores na região do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil a partir de 2000. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
DOI
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto
