Publicação:
Proposta de adequação da área de preservação permanente e reserva florestal legal da fazenda capim branco, no Rio Uberabinha, Uberlândia -MG

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Direito de acesso

Programa

Área do conhecimento

CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Orientador

Coorientador

Resumo

As matas ciliares têm importante papel na proteção de cursos d’água, impedindo a degradação da biodiversidade. Mesma protegido por lei, estas áreas tem sido destruídas e causando impactos ambientais, sociais e econômicos. Através dessas observações, verificou-se que, a região da Bacia hidrográfica do Rio Uberabinha, em Uberlândia, MG, apresenta-se em situação de intensa degradação. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar e propor as áreas que devem ser locadas a Área de Preservação Permanente e Reserva florestal Legal dessa propriedade, em desacordo com a legislação ambiental em vigor. Assim, foi feita uma proposta de correção desse passivo ambiental, levando em consideração os termos da lei estadual 14.309 de 2002 e federal 4.777 de 1965. Para Áreas de Reserva Florestal Legal, é necessário fazer a demarcação destas áreas no corpo da propriedade atendendo no mínimo 20% da área total da mesma, promover o cercamento e a proteção das mesmas, e fazer a averbação junto à escritura da propriedade.

Abstract

Palavras-chave

Matas Ciliares, Legislação, Silvicultura

Citação

CAMARGOS, Laura Carvalho. Proposta de adequação da área de preservação permanente e reserva florestal legal da fazenda capim branco, no Rio Uberabinha, Uberlândia -MG. 2008. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por