Publicação: Bioprospecção de moléculas com atividade antitumoral e genotóxica do sobrenadante de bactérias isoladas de alimento larval de abelha sem ferrão
Carregando...
Tipo do documento
Data
Direito de acesso
Coleções
Programa
Área do conhecimento
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::FARMACOLOGIA
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Autores
Orientador
Coorientador
Lino, Ricardo Campos
Resumo
O câncer é um problema de saúde mundial com altos índices de mortalidade. A quimioterapia está entre os principais métodos terapêuticos de escolha, no entanto apresenta adversidades, principalmente no que diz respeito a alta toxicidade para as células normais e quimioresistência dos tumores, o que demonstra a necessidade de estudos para o desenvolvimento de novos fármacos. Os secretomas são o conjunto de proteínas que a célula secreta para o meio extracelular, contendo diversas biomoléculas complexas, com as mais diversas características, o que o torna uma excelente fonte para a prospecção de moléculas bioativas. Assim, esse estudo teve como objetivo estudar a atividade citogenotóxica de 5 secretomas de microrganismos encontrados no alimento larval de abelhas sem ferrão. O ensaio de redução da resazurina não demonstrou citotoxicidade dos secretomas em células de linhagens tumorais e não tumorais e o ensaio de genotoxicidade não apresentou resultados significativos quanto a indução de micronúcleos. Entretanto, vale ressaltar que apesar das biomoléculas presentes nos secretomas não terem apresentado efeito citogenotóxico para as células tumorais, elas podem ser efetivas para outras patologias.
Abstract
Palavras-chave
Sobrenadante, Quimioterapia
Citação
OLIVEIRA, Ana Júlia Tavares. Bioprospecção de moléculas com atividade antitumoral e genotóxica do sobrenadante de bactérias isoladas de alimento larval de abelha sem ferrão. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.