Publicação:
Efeitos de inseticidas, acaricidas e fungicidas utilizados na cultura do morangueiro (Fragaria x ananassa Duchesne) na abelha Tetragonisca angustula (Hymenoptera, Trigonini)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Direito de acesso

Programa

Área do conhecimento

CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Coorientador

Resumo

A abelha Tetragonisca angustula é um polinizador indispensável na cultura do morango, pois aumenta significativamente sua produção, porém, não se sabe qual a influência dos defensivos utilizados no morangueiro sobre essa abelha. Este trabalho teve como objetivo verificar, por meio de técnicas de biologia molecular, a ocorrência de alterações na expressão de proteínas da abelha Tetragonisca angustula, provocados pela utilização de defensivos agrícolas utilizados na cultura de morangos. Para isso foi utilizado o método de bioensaio de contato residual e após a exposição aos defensivos agrícolas, as abelhas foram separadas de acordo com o tratamento e concentração e, em seguida, processadas para teste de verificação do efeito dos defensivos agrícolas por meio de enzimas Esterases, pela análise do Padrão Protéico e pelo Teste do Cometa. Foi possível verificar que os produtos analisados, Captan (fungicida), Propargite (acaricida), Deltametrina (inseticida) e Malation (inseticida), influenciaram o perfil de protéinas e outras enzimas importantes para esta abelha, porém não se detectou pelo método empregado, degradação de DNA.

Abstract

Palavras-chave

Tetragonisca angustula, Morango, Defensivos agrícolas, Teste do Cometa, Esterases, Proteína Total

Citação

GOMES, Wellington Silva. Efeitos de inseticidas, acaricidas e fungicidas utilizados na cultura do morangueiro (Fragaria x ananassa Duchesne) na abelha Tetragonisca angustula (Hymenoptera, Trigonini). 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por