Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18757
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Portadores de deficiência: exclusão ou integração? APAE de Tupaciguara (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) 1991-2000
metadata.dc.creator: Macedo, Sandra Cristina
metadata.dc.contributor.advisor1: Cardoso, Heloisa Helena Pacheco
metadata.dc.contributor.referee1: Simonini, Gizelda Costa da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Hermetes Reis de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho parte de uma constatação cotidiana que coloca os indivíduos portadores de deficiência, em especial os indivíduos excepcionais, em posição inferior. Verifica-se que a sociedade dita suas normas e o preço que a pessoa portadora de deficiência paga é o de normalizar-se, ou seja, aproximar-se do pré-estabelecido “normal”, do saudável, do conhecido. Sendo assim, esta pesquisa procura questionar o processo de reabilitação dos indivíduos excepcionais e indagar qual é a finalidade dessa reabilitação para o sistema capitalista, que mantém instituições responsáveis por integrar esses indivíduos à sociedade. Para isso torna-se necessário compreendermos como se vive no lugar da reabilitação dos deficientes mentais. Quais as justificativas que levam à sua institucionalização. Para tal análise escolheu-se uma instituição filantrópica, a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tupaciguara por se tratar de uma instituição disciplinar que tem como objetivo integrar os portadores de deficiência mental à sociedade. Afinal vivemos numa sociedade que valoriza os avanços tecnológicos, o consumismo, a rapidez e o retorno dos investimentos. Dessa forma, os excepcionais tornam-se marginalizados por serem considerados improdutivos. Nesse sentido o processo reabilitacional visa a adaptar os excepcionais a um sistema de produção, a fim de que se tornem úteis com participação ativa na sociedade. A documentação disponível para esta pesquisa incluiu o Estatuto, o Atestado de Funcionamento e o Regimento Interno da APAE de Tupaciguara, bem como a legislação elaborada por parle dos órgãos públicos (Federal e Estadual). A escassa documentação referente à instituição levou o pesquisador a recorrer à entrevista oral. Esta é um elemento valioso para a historiografia - a partir de cada relato, e até mesmo dos silêncios dos entrevistados, foi possível recuperar alguns fatos que retratam um pouco de suas histórias de vida. O tema foi dividido em três capítulos. O primeiro discute a relação entre a sociedade e os indivíduos portadores de deficiência mental. O segundo capítulo aborda a criação da APAE em Tupaciguara e os programas de reabilitação para os deficientes mentais. A partir da reflexão sobre a relação entre os deficientes mentais e a sociedade, expressa no corpo da legislação geral e educacional e na criação de instituições especiais, o terceiro capítulo trabalha com as contradições presentes no cotidiano das pessoas diretamente envolvidas no trabalho da APAE de Tupaciguara, focalizando seus sentimentos frente ao preconceito, suas expectativas quanto ao trabalho da instituição e suas visões sobre a sociedade na qual estão inseridas.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Portadores de deficiência
Exclusão
Tupaciguara
1991-2000
APAE
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: MACEDO, Sandra Cristina. Portadores de deficiência: exclusão ou integração? APAE de Tupaciguara (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) 1991-2000. 2000. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de História, Instituto de História, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18757
Issue Date: 2000
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PortadoresDeficienciaExclusao.pdfTCC11.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.