Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35632
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesa |
Autor: | Cunha, Marcos Daniel Silva |
Primer orientador: | Brito, Cristiane Carvalho de Paula |
Primer miembro de la banca: | Tavares, Carla Nunes Vieira |
Segundo miembro de la banca: | Nascimento, Mariana Ruiz |
Resumen: | As questões relacionadas às classes sociais vêm sendo representadas nos materiais didáticos para o ensino de línguas estrangeiras, conforme estudos recentes no campo da Linguística Aplicada. O objetivo deste trabalho é observar como as representações de língua e classes sociais estão presentes no Livro Didático de Língua Inglesa, aprovado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático, edital 2021. O referencial teórico da pesquisa se baseia a partir das proposições teórico-metodológicas da Análise de Discurso (AD), com vistas a responder à hipótese inicial que pressupõe que os materiais disponibilizados nas escolas públicas representam uma realidade díspar do contexto público. Para desenvolver o objetivo proposto, adotamos uma metodologia qualitativa que permite um olhar crítico por parte do pesquisador. Por meio desta análise, evidenciamos que os materiais aqui analisados perduram uma visão elitizada e privilegiada dos falantes de língua inglesa. A presente pesquisa contribui para as discussões no contexto de formação docente, com vistas a auxiliar o trabalho dos profissionais da educação. |
Abstract: | Social class studies have been represented in the foreign language teaching materials, as evidenced by recent studies in Applied Linguistics. This work aims to observe how language and social classes are represented in a textbook approved by PNLD in 2021. The theoretical framework used in this work is based on theoretical-methodological propositions of Discourse Analysis (AD) in order to answer the initial hypothesis, which presupposes teaching materials available in public schools represent a different reality from the public context. Regarding the proposed objective, we worked in a qualitative method which allows a critical perspective by the researcher. Through this analysis, we concluded that materials used in this work assume an elite and privileged view of English speakers. This research contributes to discussions in the context of teacher training in order to help education professionals. |
Palabras clave: | Língua inglesa PNLD Livro didático Análise do discurso English language Textbooks Discourse analysis |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | CUNHA, Marcos Daniel Silva. Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesa. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35632 |
Fecha de defensa: | 9-ago-2022 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnáliseDiscursivaRepresentações.pdf | TCC | 4.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.