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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Inclusão e ensino de Física: contextos e perspectivas no processo de escolarização de estudantes público-alvo da Educação Especial
Título(s) alternativo(s): Inclusion and teaching of Physics: contexts and perspectives in the schooling process of students targeted by Special Education
Autor(es): Batista, Heloisa Fernanda Francisco
Primeiro orientador: Ustra, Sandro Rogério Vargas
Primeiro membro da banca: Strieder, Dulce Maria
Segundo membro da banca: Oliveira, Guilherme Saramago de
Resumo: Neste trabalho, buscou-se caracterizar e elucidar as relações do professor de Física de turmas de Ensino Médio regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA), da cidade de Uberlândia/MG, no que tange à inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE). Esta pesquisa compreende uma abordagem qualitativa que foi organizada em duas etapas. Na primeira etapa, foi realizada a coleta de dados, a partir de um questionário estruturado e uma entrevista semiestruturada. Esta etapa foi realizada a partir da utilização de aplicativos de formulários online e vídeo, de acordo com a manifestação de interesse dos participantes. Na segunda etapa, para a análise dos dados, utilizou-se como referencial teórico as concepções de Educação Menor e foram adotadas estratégias inspiradas na Análise de Conteúdo (AC), contemplando categorias prévias como: percepção da diversidade do ambiente escolar, relação entre os professores de Física e de apoio, relação entre o professor de Física e o estudante PAEE e oferta de formação inicial e/ou continuada. Ainda foi possível desenvolver análise acerca de categorias que se destacaram durante as análises de dados, relacionadas às relações estabelecidas entre o professor de Física e os estudantes PAEE e professor de Física e professor de apoio, ambas durante o período de ensino remoto. Além disso, foram realizadas revisões integrativas dos principais documentos legais sobre inclusão e de artigos sobre formação de professores de Física e Inclusão. A inclusão precisa ser realizada de forma a estimular o diálogo e proporcionar o sentimento de pertencimento à comunidade como um todo. Nesse contexto, o professor pode buscar aprimorar a prática docente e buscar uma parceria concreta com os professores de apoio, possibilitando a realização de atividades que proporcionem a inclusão de alunos PAEE na turma regular. A análise permitiu verificar que o tema gera tensão na comunidade acadêmica e há grande preocupação em promover uma formação adequada aos licenciandos. Entretanto, também ficou evidente que há grandes dificuldades em renovar a cultura escolar em função das particularidades dos estudantes PAEE. Acredita-se que esses resultados possam contribuir para a prática docente do professor de Física e auxiliar na delimitação de novos temas, contribuindo para o desenvolvimento de estudos que preencham lacunas na literatura.
Abstract: In this work, we sought to characterize and elucidate the relationships of the physics teacher of regular high school and Youth and Adult Education (YAE) classes in the city of Uberlândia/MG, regarding the inclusion of public students targeted by Special Education (PSSE). This research comprises a qualitative approach that was organized in two stages. In the first stage, data were collected from a structured questionnaire and a semi-structured interview. This step was performed from the use of online and video form applications, according to the participants' expression of interest. In the second stage, for data analysis, the concepts of Minor Education were used as a theoretical reference and strategies inspired by Content Analysis (CA) were adopted, contemplating previous categories such as: perception of the diversity of the school environment, relationship between physics and support teachers, relationship between physics teacher and PSSE student and offer of initial and/or continuing education. It was also possible to develop analysis about categories that stood out during data analysis, related to the relationships established between the physics teacher and paee students and physics teacher and support teacher, both during the remote teaching period. In addition, integrative reviews of the main legal documents on inclusion and articles on training of physics and inclusion teachers were carried out. Inclusion needs to be realized in order to stimulate dialogue and provide a sense of belonging to the community as a whole. In this context, the teacher can seek to improve the teaching practice and seek a concrete partnership with the support teachers, enabling the performance of activities that provide the inclusion of PSSE students in the regular class. The analysis allowed us to verify that the theme generates tension in the academic community and there is great concern in promoting adequate training for undergraduates. However, it was also evident that there are great difficulties in renewing the school culture due to the particularities of PSSE students. It is believed that these results can contribute to the teaching practice of the physics teacher and assist in the delimitation of new themes, contributing to the development of studies that fill gaps in the literature.
Palavras-chave: Formação de professores de Física
Ensino de Física
Inclusão
Educação Menor
Estudantes público-alvo da Educação Especial
Training of physics teachers
Physics teaching
Inclusion
Minor Education
Students target Public of Special Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Citação: BATISTA, Heloisa Fernanda Francisco. Inclusão e ensino de Física: contextos e perspectivas no processo de escolarização de estudantes público-alvo da Educação Especial. 2021. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.46.
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.46
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31274
Data de defesa: 11-Fev-2021
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