Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29492
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Interferência das diferentes fases dos nanocristais de Dióxido de Titânio na migração de células-tronco mesenquimais de tecido adiposo humano.
Author: Carvalho, Loyna Nobile
First Advisor: Goulart, Vivian Alonso
First coorientator: Lima, Isabela de Lemos
First member of the Committee: Notário, Ana Flávia Oliveira
Second member of the Committee: Castro-Filice, Leticia de Souza
Summary: Células-tronco mesenquimais (CTMs) são definidas como células adultas indiferenciadas que possuem a característica de autorrenovação, podendo ser isoladas de vários tecidos humanos. A nanobiotecnologia pode auxiliar na eficácia da regeneração tecidual, por isso a associação de CTM com nanocristais está sendo proposto neste trabalho com o uso do dióxido de titânio (TiO2), que possui três estruturas cristalinas: anatase, rutilo e broquita. O objetivo desse trabalho foi analisar in vitro a capacidade de migração das células tronco mesenquimais de tecido adiposo (CTM-TA) associadas a NCs de TiO2 em diferentes fases nas concentrações de 50 µg/mL, 100 µg/mL, 150 µg/mL e 200 µg/mL após sua preparação com agente estabilizador. Realizou-se primeiramente o isolamento e a caracterização das CTMs, em seguida foi sintetizado os NCs de TiO2 e realizado o teste de dispersão e por fim foi realizado o ensaio de migração celular. A migração aumentou na concentração de 50 µg/mL na fase rutilo/broquita fechando a ferida (in vitro) em 80%, enquanto na fase anatase não houve alteração na migração celular. Portanto, a migração de CTM-TA in vitro aumenta quando tratada com NCs de TiO2 na fase rutilo/broquita, dispersos com agente estabilizador na concentração de 50µg/mL.
Keywords: Células-tronco mesenquimais
Nanocristais
Dióxido de Titânio
Migração celular
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CARVALHO, Loyna Nobile. Interferência das diferentes fases dos nanocristais de Dióxido de Titânio na migração de células-tronco mesenquimais de tecido adiposo humano. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29492
Date of defense: 13-Dec-2019
Appears in Collections:TCC - Biotecnologia (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InterferênciaDiferentesFases.pdf1.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.