Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26113
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Relações entre Educação Infantil e constituição da Personalidade: Uma Pesquisa Bibliográfica
Author: Marques, Nathalia Goevanna Cardoso
First Advisor: Lima, Luciana Pereira de
First member of the Committee: Souza, Cirlei Evangelista Silva
Second member of the Committee: Nascimento, Ruben de Oliveira
Summary: No Brasil, as legislações nacionais, afirmam o direito da criança de 0 a 5 anos a Educação Infantil que promova seu desenvolvimento integral. Apesar dos avanços legais, a atuação da Educação Infantil frente ao desenvolvimento integral da criança e, mais especificamente, ao desenvolvimento da sua personalidade, ainda é um desafio e demanda investigações acadêmicas. Nesse cenário, a presente pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, fundamentada na Psicologia histórico-cultural, teve como objetivo realizar levantamento e análise de produções científicas nacionais sobre a Educação Infantil e a constituição da personalidade. O levantamento foi realizado de 2018 a 2019, na Biblioteca Virtual em Saúde-Psicologia, visando a seleção de artigos científicos, no idioma português, versão online e publicados no período de 1996 a 2019. A partir da análise qualitativa dos artigos levantados (n=273), foram identificados poucos estudos sobre a temática (n=6) e construídas categorias de análise para a discussão e apresentação dos dados, a saber: 1) Produção acadêmica sobre a Educação Infantil e personalidade; 2) Concepções sobre personalidade; 3) O papel do brincar na constituição da personalidade; 4) Propostas pedagógicas e a constituição da personalidade. As análises dos dados apontaram variabilidades nas concepções de personalidade e no papel do brincar em sua constituição, e indicaram a importância da prática pedagógica como promotora do desenvolvimento da personalidade. Consideramos a necessidade de novos estudos que explorem outros aspectos relativos a temática e que possibilitem a (re)construção de conhecimentos científicos na área, contribuindo com a melhoria do processo educativo e a construção da personalidade da criança na Educação Infantil.
Abstract: In Brazil, national laws affirm the right of children from 0 to 5 years of age to promote their integral development. Despite legal advances, the role of Early Childhood Education in the development of the child and, more specifically, the development of his personality, is still a challenge and demands academic research. In this scenario, the present qualitative bibliographical research, based on historical-cultural psychology, had the objective of surveying and analyzing national scientific productions on Early Childhood Education and the constitution of personality. The survey was carried out from 2018 to 2019, in the Virtual Library in Health-Psychology, aiming at the selection of scientific articles in the Portuguese language, online version and published in the period from 1996 to 2019. From the qualitative analysis of the articles surveyed (n = 273), few studies on the subject were identified (n = 6) and categories of analysis were constructed for the discussion and presentation of the data, namely: 1) Academic production on Infant Education and personality; 2) Conceptions about personality; 3) The role of play in the constitution of personality; 4) Pedagogical proposals and the constitution of the personality. The analysis of the data pointed to variabilities in the conceptions of personality and the role of play in its constitution, and indicated the importance of the pedagogical practice as a promoter of personality development. We consider the need for new studies that explore other aspects related to the theme and that enable (re) construction of scientific knowledge in the area, contributing to the improvement of the educational process and the construction of the child's personality in Early Childhood Education.
Keywords: Personalidade
Educação Infantil
Creche
Pré-escola
Personality
Child education
Nursery
Pre school
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MARQUES, Nathalia Geovanna Cardoso. Relações entre Educação Infantil e constituição da Personalidade: Uma Pesquisa Bibliográfica. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Psicologia)- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26113
Date of defense: 8-Jul-2019
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RelaçõesEducaçãoInfantil.pdf677 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.