Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24605
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A imagética motora graduada como Intervenção terapêutica no tratamento da dor crônica: uma revisão de literatura
Alternate title (s): The graded motor imagery as a therapeutic intervention for treatment of chronic pain: a literature review
Author: Alves, Marcos Roberto
First Advisor: Santos, Julia Maria dos
First member of the Committee: Silva, Renato Mota da
Second member of the Committee: Bernardino, Leonardo Gomes
Summary: A compreensão acerca dos mecanismos neuropsicofisiológicos que envolvem a dor, especialmente a dor persistente, continua sendo um dos grandes desafios das ciências da saúde. Igualmente, a melhor forma de tratar essas condições. Pesquisas recentes têm mostrado que apenas técnicas de fisioterapia convencional, parecem não resultar em desfechos satisfatórios com relação ao alívio da dor e melhora funcional desses indivíduos e tem se buscado agregar ao tratamento fisioterapêutico técnicas voltadas aos aspectos biopsicossociais dos pacientes como a imagética motora graduada (IMG). A IMG consiste de um protocolo composto por três etapas sequenciais que envolvem reconhecimento de lateralidade, imagética motora explícita e exercícios de terapia com espelho. O presente trabalho teve por objetivo verificar a eficácia da IMG como uma intervenção terapêutica adicional ao tratamento de indivíduos com dor persistente. Foi feito um levantamento bibliográfico nas bases de dados Pubmed, Lilacs e Scielo utilizando-se os descritores: “graded motor imagery and physicaltherapy”; “graded motor imagery and chronic pain” e “graded motor imagery and rehabilitation”. Foram selecionados para esse trabalho 9 estudos publicados a partir do ano 2000. Os resultados evidenciaram que a IMG tem se mostrado eficaz na redução da dor e melhora funcional quando a mesma é associada ao tratamento fisioterapêutico convencional. Na dor persistente, parece haver um desequilíbrio entre a entrada sensorial e a saída motora, afetando o processamento encefálico dessa informação. Portanto, estratégias de intervenção destinadas ao seu controle, devem ser direcionadas a corrigir esse desequilíbrio.
Keywords: Dor crônica
imagética motora graduada
Fisioterapia
reabilitação
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ALVES, Marcos Roberto. A Imagética Motora Graduada como Intervenção Terapêutica no Tratamento da Dor Crônica: Uma Revisão de Literatura. 2018. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24605
Date of defense: 23-Nov-2018
Appears in Collections:TCC - Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Imageticamotoragraduada.pdf580.02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.