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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: O ensino de libras na educação superior: ventos, trovoadas e brisas
Alternate title (s): The teaching of pounds in higher education: winds, thunderstorms and breezes
Author: Rossi, Aparecida Rocha
First Advisor: Silva, Lázara Cristina da
First member of the Committee: Tartuci, Dulceria
Second member of the Committee: Silva, Maria Vieira da
Summary: A pesquisa tem o propósito de investigar as políticas educacionais da educação inclusiva com o seguinte foco: Desafios da Implantação de Libras na Educação Superior na Universidade Federal de Uberlândia. Objetiva compreender os desafios da implantação de Libras na Educação Superior, mais precisamente na Universidade Federal de Uberlândia de 2006 a 2013, amparada por leis, decretos, portarias e os dados apresentados que demonstram que existem possibilidades para um processo real deste desafio, via implantação do ensino Libras - Língua Brasileira de Sinais no sistema educacional a nível superior. Identificou-se que o MEC/SECADI desenvolveu várias ações com o objetivo de garantir que o Decreto 5.626/05 fosse efetivado, no entanto, não criou condições materiais para que as IES pudessem cumprir as determinações presentes no decreto. A UFU, por vontade política interna, implementou em seus currículos desde 2008, a disciplina de Libras, semestral, com sessenta horas, o ensino de Libras obrigatório nas licenciaturas e facultativo nos bacharelados. Atualmente no ano de 2014 existem nove professores de Libras, todos lotados na Faculdade de Educação que assumiu a responsabilidade por sua oferta na instituição.
Abstract: The research aims to investigate the educational policies of inclusive education with the following focus: Challenges Pounds Implementation in Higher Education at the Federal University of Uberlândia. It aims at understanding the challenges of deployment Pounds in higher education, specifically the Federal University of Uberlândia 2006-2013, supported by laws, decrees, ordinances and presented data showing that there are possibilities for a real process of this challenge, via implementation of teaching Libras - Brazilian Sign Language in the educational system at a higher level. It was identified that the MEC / SECADI developed several actions in order to ensure that the Decree 5.626 / 05 was realized, however, did not create material conditions for the IES could fulfill the provisions in the present decree. UFU, by internal political will, implemented in their curricula since 2008, the discipline of semi Pounds sixty hours, the pounds of compulsory education in undergraduate and optional in bachelor. Currently in 2014 there are nine teachers pounds, all crowded in the Faculty of Education assumed responsibility for its offer in the institution.
Keywords: Educação
Educação inclusiva
Professores surdos
Língua brasileira de sinais - Estudo e ensino
Implantação da Libras na Universidade
AEE no ensino superior
Policies for Inclusive Education
Pounds Deployment University
Deaf teachers
ESA in higher education
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: ROSSI, Aparecida Rocha. O Ensino de Libras na Educação Superior : ventos, trovoadas e brisas. 2014. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
Document identifier: .
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20736
Date of defense: 2014
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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