Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19957
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Avaliação da eficiência do ensaio Barcelona simplificado para a determinação da tenacidade do concreto reforçado com fibras
Autor(es): Pereira, Marina da Mota
Primeiro orientador: Santos, Antonio Carlos dos
Primeiro membro da banca: Barboza, Aline da Silva Ramos
Segundo membro da banca: Peruzzi, Antonio de Paulo
Resumo: A pesquisa e a utilização do concreto reforçado com fibras (CRF) são amplamente difundidas pelo mundo. Entretanto, no Brasil não há prescrições normativas que estabeleçam parâmetros para a utilização do CRF. Dessa forma, o presente trabalho visa avaliar o comportamento mecânico de amostras de concreto reforçadas com fibras de aço (CRFA) por meio do ensaio Barcelona simplificado, uma vez que esse ensaio é mais simples que aqueles frequentemente empregados. Para a realização do ensaio Barcelona simplificado (EBS) foram testados corpos de prova cilíndricos com 15 cm de diâmetro e 15 cm de altura. O programa experimental consistiu em avaliar compósitos com matrizes do concreto com duas resistências características à compressão (20 MPa e 40 MPa) e três dosagens de fibras (40 kg/m³, 50 kg/m³ e 60 kg/m³). Foram moldados 72 corpos de prova cilíndricos para a realização do EBS, sendo que esse ensaio integrou um programa interlaboratorial entre a Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a fim de analisar e comparar os resultados encontrados nos dois laboratórios. Todos os corpos de prova foram ensaiados com idade próxima aos 240 dias. Após a análise dos resultados obtidos foi possível concluir que o ensaio Barcelona simplificado apresenta indícios de repetitividade e reprodutibilidade. Obteve-se também que a adição de fibras de aço ao concreto, confere ao mesmo benefícios em relação ao módulo de elasticidade, resistência à compressão, resistência à tração por compressão diametral e, de modo especial, a tenacidade.
Palavras-chave: Concreto reforçado com fibra
Métodos de ensaio
Ensaio Barcelona simplificado
Programa interlaboratorial
Tenacidade
Fiber reinforced concrete
Test methods
Simplified Barcelona test
Interlaboratory program
Toughness
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil
Citação: PEREIRA, M. M. Avaliação da eficiência do ensaio Barcelona simplificado para a determinação da tenacidade do concreto reforçado com fibras. 2017. 153 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.16
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19957
Data de defesa/publicação: 31-Jul-2017
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliacaoEficienciaEnsaio.pdfDissertação12.31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.