Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19639
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A Igreja Casa de Oração para Todos os Povos – 1991/1994
Autor: Moraes, Areovaldo Pinto de
Primeiro orientador: Gonçalves Neto, Wenceslau
Primeiro membro da banca: Almeida, Paulo Roberto de
Segundo membro da banca: Nunes, Leandro José
Resumo: Esta dissertação deseja analisar um grupo social e religioso conhecido como Casa de Oração Para Todos os Povos. Como necessidade primeira para a formulação de nossas hipóteses de trabalho, queríamos fazer uma relação entre o tempo físico e o tempo mítico ou das representações. Semelhante tarefa (o recorte cronológico de pesquisa foram os anos de 1991 a 1994) se mostraria gigantesca, pois, desde os primeiros instantes da pesquisa nos depararíamos com dificuldades de acesso a documentação, com a correta conceituação de termos. O trabalho seria desenvolvido com base na observação participativa, feitura de questionários, entrevistas com a membresia, com participantes e simpatizantes intrinsecamente a questão desenvolvida haveria uma problemática entre a formação do pensamento comunitário, a disciplina judaico-cristã como contribuição ao ideário de uma comunidade social. Sendo assim, se levantariam questionamentos sobre a formação do pensamento moderno e sua ligação com o passado. No capitulo I procuraremos construir a história, os primeiros passos da referida comunidade, no capitulo II estudaremos os rituais e a vida em grupo. No capitulo III veremos alguns relatos sobre milagres e a visão dos mesmos. Nas considerações finais tentaremos concluir nossas exposições, as fontes e a metodologia aplicada. No Capitulo IV ainda tentaremos apresentar o nosso objeto de estudo propiciando se fazer um balanço das perspectivas locais e regionais de expansão do Cristianismo. As indicações dadas de expansão do Cristianismo são resultado de perspectivas gráficas e projeções com base em uma linha histórica acompanhada a partir de 1780, o que se apresentou como uma dissensão religiosa (surgimento de várias seitas a partir da reforma protestante) pode sugerir um avanço, uma nova transformação do ideário dos fiéis, como exemplo verificou-se a comunidade Casa de Oração Para Todos os Povos.
Palavras-chave: Costumes e crença religiosa
Milagres da fé
Ritual judaico-cristão
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Citação: MORAES, Areovaldo Pinto de. A Igreja Casa de Oração para Todos os Povos – 1991/1994. 2003. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19639
Data de defesa: 2003
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IgrejaCasaOracao.pdfTCC477.56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.