Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18679
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Representações gráficas do Brasil sob o Estado Novo: os álbuns comemorativos de 1939 (Nova York) e 1941 (Lisboa)
Autor: Melo, Daniel Caldeira de
Primeiro orientador: Carneiro, Maria Elizabeth Ribeiro
Primeiro membro da banca: Lehmkuhl, Luciene
Segundo membro da banca: Spini, Ana Paula
Resumo: Na presente monografia, busquei analisar duas publicações brasileiras que apresentam/representam o país em exposições internacionais durante o Estado Novo. A primeira peça gráfica é o Álbum do Pavilhão do Brasil na Feira Mundial de Nova York, em 1939. Essa se configura como um catálogo de produtos naturais brasileiros com grande potencial industrial e econômico: seja no campo agrícola, mineral e artístico. Nessa publicação, o Estado Novo assume um discurso menos ditatorial e intervencionista para divulgar a imagem de um país moderno e democrático. A segunda peça é o Álbum do Pavilhão do Brasil nas Comemorações Centenárias Portuguesas: a Exposição do Mundo Português, em Lisboa 1940. Nessa publicação, há a exposição do Brasil como herdeiro de um vínculo histórico com Portugal, sem deixar de ressaltar a capacidade da jovem nação de se constituir como civilização, urbanizada e moderna. A representação gráfica brasileira em Lisboa mostrou-se mais tradicional, alinhada ao interesse europeu/burguês. Para a análise dessas publicações recori a um leque de bibliografia, que transitou entre três áreas: a História, a Psicologia e as Artes Gráficas. Depois de aplicar essa metodologia que denominei de olhar interno e externo e avaliar a função de cada publicação segundo as Artes Gráficas, foi possível identificar a multiplicidade de discursos que conviviam dentro dos projetos políticos culturais do Governo do Presidente Getúlio Vargas, como é discutido na historiografia atual que pesquisa o regime estadonovista.
Palavras-chave: Álbuns Comemorativos
Representação Gráfica
Estado Novo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Citação: MELO, Daniel Caldeira de. Representações gráficas do Brasil sob o Estado Novo: os álbuns comemorativos de 1939 (Nova York) e 1941 (Lisboa). 2010. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18679
Data de defesa: 2010
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RepresentaçõesGráficasBrasil.pdfTCC19.43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.