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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Procedimentos didático-metodológicos utilizados pelos professores da APAE no processo de alfabetização dos alunos portadores de deficiência mental moderada
metadata.dc.creator: Lima, Terezinha de Fátima Aguiar de
metadata.dc.contributor.advisor1: Carmo, Apolônio Abadio do
metadata.dc.contributor.referee1: Goncalves Neto, Wenceslau
metadata.dc.contributor.referee2: Feltran, Regina Célia de Santis
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar os procedimentos didático-metodológicos utilizados pelos professores da APAE no processo de alfabetização dos alunos Portadores de Necessidades Educativas Especiais na área mental em nível moderado. Esta pesquisa caracterizou-se como sendo um estudo longitudinal onde investigou-se padrões de mudanças ocorridos durante a vida escolar dos alunos PNEE de uma escola especial da APAE. Neste sentido, procuro ao longo dos capítulos, encaminhar as discussões na tentativa de encontrar resposta ao seguinte questionamento: Quais os procedimentos didático-metodológicos utilizados pelos professores da APAE para a efetivação do processo de leitura e escrita da pessoa classificada como deficiente mental moderado? Para tanto, a população deste estudo foi constituída por alunos considerados deficientes mentais moderados de acordo com a avaliação prescrita em suas fichas individuais, e que se encontraram regularmente matriculados entre os anos 1996 a 2000 numa escola da APAE situada na região noroeste do estado do Paraná. Dentre a população de 252 alunos PNEE em nível mental moderado da escola especial APAE escolhida para a pesquisa, selecionou-se intencionalmente apenas aqueles que atendiam aos critérios estabelecidos para compor a amostragem deste estudo. Assim, estudou-se cinco alunos num total de 25 pastas, sendo que as pastas estudadas pertenciam a classes e professores distintos. Em termos estruturais, esta dissertação está assim organizada: no primeiro capítulo apresenta-se os fundamentos da educação especial, ressaltando o processo histórico de criação e estruturação da APAE no Brasil e no Estado do Paraná; no segundo capítulo discute-se as diferentes concepções acerca do que venha a ser a deficiência mental e, mais especificamente, o que tem sido entendido como deficiência mental moderada; no terceiro capítulo apresenta-se considerações acerca do processo de aquisição da leitura e da escrita de modo geral e, posteriormente, de forma mais específica, sobre os portadores de deficiência mental em nível moderado. No quarto capítulo analisa-se e discute-se os procedimentos didático-metodológicos utilizados pelos professores da APAE durante o processo de alfabetização dos alunos portadores de deficiência mental em nível moderado. Conclui-se que os procedimentos didático-metodológicos utilizados pelos professores da APAE no processo de alfabetização dos alunos PNEE em nível mental moderado embasa-se numa tendência tradicional de ensino. Assim, os objetivos, as estratégias de ensino e o tipo de avaliação não se constituem numa proposta inovadora capaz de propiciar aos alunos o desenvolvimento significativo da leitura e da escrita. Os resultados encontrados apontam, portanto, para a necessidade de os professores direcionarem um encaminhamento metodológico diferenciado, em que a criança portadora de deficiência mental passe a ser o sujeito na busca do seu conhecimento possibilitando, à criança, ir além dos conhecimentos concretos, o que implica estimulá-la a codificar as suas experiências, ou seja, representar operando com símbolos.
Abstract: The objective of this research was to identify the didactic and methodological proceeding used by the professors of the APAE in the process of alphabetization of pupils PNEE in the mental area in moderate level. This research was characterized as being a longitudinal study because I investigated standards of changes occurred during the pertaining to school life of pupils PNEE in moderate mental level of a special school of the APAE. In this direction, I look for to the long one of the chapters, to direct my quarrels in the attempt to find reply to the following questioning: How it is the didactic and methodological guiding used by the professors of the APAE for the developing of the process of reading and writing of the mental classified person as deficient moderate? Time-out for in such a way, the population of this study be constitute by the mental deficient consider pupil moderate in accordance with the evaluation prescribe in its individual fiche, and that find regular register between the year 1996 the 2000 in the APAE situated city in the region the northwest of the state of the Paraná. Amongst the population of 252 pupils PNEE in moderate mental level of the special school APAE. chosen for the research, I intentionally selected only those that took care of to the established criteria its respective folders to compose the sampling of my study. Thus, I studied five pupils in a total of 25 folders, being that the studied folders belonged to the classrooms and distinct professors. In structural terms, this dissertation thus is organized: in the first chapter I present the beddings of the special education, standing out the historical process of creation and framework of the APAE in Brazil and the State of the Paraná; in as the chapter I argue the different conceptions concerning that it comes to be mental deficiency e, more specifically, what he has been understood as moderate mental deficiency; in the third chapter I present considerations concerning the process of acquisition of the reading and the writing in general mode e, later, of more specific form, on the carriers of mental deficiency in moderate mental level. In the room chapter I analyze and I argue the methodological guiding used by the professors of the APAE during the process of alphabetization of the carrying pupils of mental deficiency in moderate level. It concludes that the used by the professors of APAE in the process of alphabetization of pupils PNEE in moderate mental level is based in an education proposal traditional. Thus, the objectives, the strategies of education and the type of evaluation do not consist in a proposal innovative capable to propitiate to the pupils the significant development of the reading and the writing. Results joined point, therefore, for necessity of professors to direct guiding methodological differentiated, where the carrying child of mental deficiency pass to be the citizen in the fetching of its knowledge making possible, to the child to go beyond the concrete knowledge, what it implies stimulates it to codify it its experiences, or either, to represent operating with symbols.
Keywords: Educação especial
Deficientes mentais - Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: LIMA, Terezinha de Fátima Aguiar de. Procedimentos didático-metodológicos utilizados pelos professores da APAE no processo de alfabetização dos alunos portadores de deficiência mental moderada. 2002. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13773
Issue Date: 24-Jul-2002
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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