Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30572
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4450-2320
Document type: Tese
Access type: Acesso Embargado
Title: Odontologia digital aplicada ao processo ensino-aprendizagem e acurácia do escaneamento intraoral em diferentes substratos dentários.
Alternate title (s): Digital dentistry applied on the teach-learning process and the accuracy of intraoral scanner on different dental substrates.
Author: Moura, Guilherme Faria
First Advisor: Neves, Flavio Domingues das
First member of the Committee: Raposo, Luis Henrique Araujo
Second member of the Committee: Soares, Paulo Vinicius
Third member of the Committee: Mendonça, Gustavo
Fourth member of the Committee: Monte Alto, Raphael Vieira
Summary: A odontologia digital apresenta uma crescente demanda na evolução dos processos odontológicos. A busca pela melhora na acurácia das restaurações se inicia na evolução da percepção do cirurgião dentista a respeito da precisão dos preparos, entendimento que deve começar ainda durante a graduação. E se estende à medida que amadurece seu entendimento sobre inclinação de paredes, espaço para resistência e estética do material restaurador e acabamento superficial, principalmente na região de término cervical. Além disso, a relação entre a captura das imagens pelo escaneamento intraoral com o substrato escaneado pode influenciar na qualidade do arquivo digitalizado. Este estudo foi dividido em três objetivos específicos: Objetivo 1: avaliar e comparar a pontuação dos alunos durante o preparo para coroa total no curso de prótese fixa de forma manual e digital. Objetivo 2: correlacionar a avaliação realizada pelo aluno de forma manual, pelo professor de forma manual e utilizando um software 3D para aumentar a concordância entre professor e aluno. Objetivo 3: avaliar se o uso de um instrumento de acabamento na margem de preparos para coroa total, assim como as condições do meio bucal, influencia a precisão do arquivo digital gerado pelo escâner intraoral. A avalição das diferentes formas de pontuar os preparos realizados pelos alunos mostrou que para critérios mensuráveis como redução axial e oclusão houve diferença estatística para as avalições manuais e digitais, nas quais a digital foi mais precisa. Em relação a concordância entre a avaliação do professor e dos alunos utilizando métodos de avaliação digitais e manuais, houve níveis de correlação de moderado para baixo entre os mesmos. Ao avaliar a acurácia dos escaneamentos em diferentes substratos dentais, a presença da saliva diminuiu a acurácia do escaneamento independente do substrato e do refinamento do preparo. Para o substrato esmalte, não houve diferença estatística entre o uso de brocas e pontas de acabamento pré-escaneamento. Quando o preparo é realizado em dentina, o refinamento do preparo melhora a eficácia do escaneamento.
Abstract: Digital dentistry presents an increasing demand in the development of dental processes. The search for improvement in the accuracy of restorations begins when the practitioner perception about the precision of dental preparations evolves. This understanding should initiate even during the training process of undergraduate students and involves recognizing the relationship between image acquisition through intraoral scanning and the substrate to be scanned. This study was divided into three specific objectives: Objective 1: to evaluate and compare the student scores during a full crown preparation process in the fixed prosthodontics course using manual and digital tools; Objective 2: correlate the assessment of the full crown preparation carried out by the student manually, by the teacher manually and using 3D software, to increase the agreement between teacher and student; Objective 3: to assess whether the use of a second finishing instrument on the cervical margin of a full crown preparation, as well as the conditions of the oral environment, influence the accuracy of the digital file generated by the intraoral scanner. The evaluation of the different techniques for scoring dental preparations made by the students showed that for measurable criteria such as axial reduction and occlusion, there was statistical difference for the manual and digital evaluations, in which the digital technique was more accurate. Regarding the agreement between teacher and students using digital methods for assessment, there was moderate to low correlation level among them. When evaluating the accuracy of the scans on different dental substrates, the presence of saliva decreased the accuracy of scanning, regardless the substrate and the refinement of the preparation. For the enamel substrate, there was no statistical difference between the use of refining instruments to finish the preparation before scanning; for dentin substrate, the refinement of the preparation improved the scanning efficiency.
Keywords: ensino
escâner intraoral
odontologia digital
prótese dentária
digital dentistry
education
intraoral scanner
prosthodontics
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::CLINICA ODONTOLOGICA
Subject: Odontologia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Odontologia
Quote: MOURA, Guilherme Faria. Uso da odontologia digital aplicada ao processo ensino-aprendizagem e sua acurácia no escaneamento de diferentes substratos dentários. 2020. 110 f. Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.660
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.660
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30572
Date of defense: 21-Sep-2020
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